Caxias do Sul contabiliza 73 mortes por crimes violentos desde o início do ano

Dados são da Delegacia de Homicídios do município. No caso mais recente, um jovem de 16 anos foi morto com mais de 60 tiros.

Caxias do Sul contabilizou 73 mortes por crimes violentos de janeiro até julho deste ano, segundo dados da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil da cidade da Serra gaúcha. A média até junho era de nove assassinatos por mês, mas, em julho, foram registrados 18 homicídios no município.

A polícia acredita que a disputa entre facções é a principal causa para os assassinatos em Caxias do Sul. No caso mais recente, um jovem de 16 anos foi morto com cerca de 60 tiros. A vítima, identificada como Maicon Antônio Kuver, tinha passagens pela polícia. A principal hipótese da investigação é de que o jovem tinha envolvimento com tráfico de drogas.

“É uma realidade que antes não tínhamos em Caxias do Sul, havia o comércio de entorpecentes de modo independente. Ocorre que essa realidade da Região Metropolitana subiu a Serra e se instalou, primeiramente, com uma ação criminosa. E tenta também através da violência impor o seu comércio”, afirma o delegado Rodrigo Kegler Duarte.

A Polícia Civil e Militar, o Ministério Público e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) montaram um grupo de trabalho para discutir ações de combate aos crimes na cidade.

“Nós traçamos algumas metas, a gente se reserva a não comentar por uma questão de segurança. A gente vai voltar a se reunir daqui 30, 40 dias, para ver o que já andou, o que foi possível ser feito, o que já pode trazer de resultado e o que podemos fazer mais além”, explica o Major Emerson Ubirajara de Souza.

Os moradores da cidade, a segunda maior do estado, estão assustados com o número de homicídios. “A gente fica refém. Eles matam por pouca coisa. Às vezes, para tirar 100 ‘pila’, um celular. O que é a vida da gente?”, questiona o aposentado Jorge Pigatto.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, de janeiro a junho aconteceram mais de mil crimes de homicídio doloso no estado, com 1,2 mil mortes. Por esse balanço, Caxias do Sul era o sexto município com mais ocorrências do tipo no RS. Havia 37 crimes com 42 mortes.

Fonte: g1.globo.com