Três Passos registra segunda morte por coronavírus

Homem de 48 anos, sem histórico de comorbidades, estava internado na UTI do Hospital de Caridade

 Foto: Agostinho Piovesan / Divulgação / CP

A cidade de Três Passos, no Noroeste do Estado, registrou na manhã desta terça-feira a segunda morte por Covid-19. Com o novo caso, o número de óbitos por coronavírus informado por prefeituras no Rio Grando do Sul é de pelo menos 466. De acordo com o boletim municipal, o paciente é um homem de 48 anos, que não apresentava comorbidades, pré-disposição para doença ou fator de risco. Ele estava internado no Hospital de Caridade de Três Passos, onde veio a falecer. 

Segundo a secretaria de Saúde, o paciente foi encaminhado pela Unidade Sentinela ao Hospital de Caridade no dia 13 de junho. Com a evolução do quadro clínico, o paciente foi transferido para da Ala Covid para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 15 de junho, onde passou a respirar com a ajuda de aparelhos. O resultado de confirmação de coronavírus chegou no dia 16 de junho, três dias após a coleta. Antes da hospitalização, o paciente já estava afastado do trabalho há sete dias.

Com 237 casos confirmados até às 10h desta segunda-feira, Três Passos tem dois óbitos, e outros sete pacientes internados no Hospital de Caridade. A cidade possui, ainda, 126 casos ativos e outras 206 pessoas agendaram a realização de exames, por apresentarem sintomas do vírus. Em Três Passos, 111 pessoas estão recuperadas da doença.

O prefeito José Carlos Amaral, durante uma transmissão de vídeo, nesta manhã, disse que lamentava mais uma morte. “Com um sentimento de pesar e tristeza, anunciamos a morte de mais uma pessoa, apesar de todos os esforços empreendidos pela Unidade Sentinela e o Hospital de Caridade”, disse. Amaral ressaltou que o Covid-19 é uma “doença traiçoeira”, perigosa e que nem todas as pessoas tem a dimensão da realidade.

O prefeito ressaltou a importância da população continuar com o distanciamento social em cumprimento das medidas preventivas para evitar a contaminação. José Carlos Amaram mostrou-se preocupado com o rápido aumento do número de casos ativos, o que evidencia também a maior velocidade de transmissão a partir do início deste mês.

A última atualização do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde de segunda-feira, contabilizou 458 vítimas. No entanto, pelo menos oito mortes reportadas pelas prefeituras ainda não foram integradas aos dados oficais. De acordo com o boletim, o Rio Grande do Sul registra 19.710 casos confirmados, com 16.469 recuperados (84 % dos casos) e com 2.783 em acompanhamento.

• Óbitos não contabilizados pela SES

– Porto Alegre (homem, de 65 anos)
– Santa Maria (homem, 69 anos)
– Camaquã (vítima não identificada)
– Araricá (homem, 89 anos)
– São Leopoldo (homem, 50 anos)
– Pelotas (homem, 70 anos)
– Caxias (mulher, de 63 anos
– Três Passos (homem, 48 anos)

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/