Temporal destelha casas e provoca queda de árvores no RS

Em Condor, no Noroeste do estado, 400 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, chuva deve ser passageira.

Temporal destelhou casas em Condor nesta segunda-feira — Foto: Fernando de Quadros Soares/Arquivo Pessoal 

Confirmando o alerta emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, uma forte chuva, acompanhada de rajadas de vento, atinge o estado nesta segunda-feira (7). No interior, alguns municípios tiveram estragos.

Na Região Noroeste do estado, a cidade de Condor registrou queda de árvores e destelhamento de 70 casas e 10 estabalecimentos comerciais. Aproximadamente 400 pessoas estão desabrigadas, conforme a prefeitura. Município tem pouco mais de 6,5 mil habitantes.

O vendaval que atingiu, principalmente, o bairro central do município provocou estragos também em uma escola e um ginásio. O vento forte durou menos de cinco minutos.

Mercado foi destelhado por conta do vento forte em Condor — Foto: Fernando de Quadros SoaresMercado foi destelhado por conta do vento forte em Condor — Foto: Fernando de Quadros Soares

Mercado foi destelhado por conta do vento forte em Condor — Foto: Fernando de Quadros Soares

A prefeitura está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar para avaliar os danos, distribuir lonas para as famílias desabrigadas e fazer a limpeza das vias públicas. Parte da cidade está sem energia elétrica.

Segundo a Defesa Civil do RS, ainda pela manhã, Uruguaiana, na Fronteira Oeste, também foi atingida pela chuva, que causou queda de árvores.

Na Capital

Temporal atingiu Porto Alegre na tarde desta segunda-feira — Foto: Fabiana Bonugli/G1Temporal atingiu Porto Alegre na tarde desta segunda-feira — Foto: Fabiana Bonugli/G1

Temporal atingiu Porto Alegre na tarde desta segunda-feira — Foto: Fabiana Bonugli/G1

Em Porto Alegre, a chuva chegou por volta das 15h30. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), alguns semáforos estão fora de operação por conta do temporal.

Na Caldas Junior com a Av. Mauá, um prédio foi isolado após a queda de vidros nas janelas.

A Defesa Civil do estado informa que o temporal sobre o estado é passageiro e de nível moderado.
Fonte: G1