São disponibilizados durante quarentena no RS filmes e conteúdos audiovisuais para entretenimento

 Foto: Eduardo Beleske / PMPA

Cinemateca Capitólio, Casa de Cinema de Porto Alegre e FantasPoa oferecem serviço gratuitamente. Isolamento social é uma das medidas recomendadas para evitar a transmissão da Covid-19.

Com a pandemia da Covid-19, e a orientação das autoridades de saúde para permanecer em casa, em isolamento social, a Cinemateca Capitólio, a Casa de Cinema de Porto Alegre e o festival FantasPoa disponibilizaram, pela internet e de graça, filmes e conteúdos audiovisuais. A ideia é entreter o público durante a quarentena.

Cada uma das iniciativas reuniu títulos que tenham relação com as produções normalmente exibidas nesses espaços fisicamente. São mais de 20 filmes já disponíveis e, diariamente, a lista vai aumentando.

No Rio Grande do Sul já são 112 casos confirmados da doença. Já no Brasil, são 2.297 casos confirmados e 48 mortos.

A equipe da Cinemateca Capitólio reuniu uma programação online e compartilha em seus perfis nas redes sociais, todos os dias, às 18h, o link do filme que estará disponível para acesso doméstico.

Em função da pandemia do coronavírus, a Cinemateca Capitólio foi forçada a interromper a programação desde o último sábado, dia 14 de março.

“Os filmes que estão disponíveis são de domínio publico ou foram disponibilizados pelos próprios autores”, explica a coordenadora de cinema e audiovisual de Porto Alegre, Daniela Mazzilli.

Obras como Vento Norte, de Salomão Scliar, Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll, dirigido por Otto Guerra e A Negra de…, de Ousmane Sembène, já foram compartilhados.

Fantaspoa

Após anunciar o adiamento da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, a organização do Fantaspoa lança, na próxima quarta-feira (1º), o Fantaspoa at Home.

Por meio de uma plataforma digital, a versão online do festival irá disponibilizar sete longas-metragens por semana, todos com legendas em português. Os títulos oferecidos são conteúdos que marcaram os 15 anos de história do festival.

“Então, pessoas de todo o Brasil que queriam vir ao Fantaspoa e não podiam, fosse por tempo ou por dinheiro, agora podem. Com a plataforma, a gente conseguirá levar estes filmes para o mundo todo, sem cobrança para acesso e sem nenhum tipo de geoblocking, então, um espectador do Cazaquistão vai poder ver um filme feito em Carlos Barbosa, por exemplo”, explica João Pedro Fleck, diretor do festival.

Na primeira semana serão exibidas as seguintes produções:

  • DIABLO
    Argentina, 2011, cor, 85 min
    A carreira de um ex-campeão de boxe terminou abruptamente após ele matar seu rival com um único soco. Ele anda deprimido e cansado, mas hoje será um dia diferente, pois sua ex-namorada telefonou e virá visitá-lo. Porém, quando toca a campainha, quem aparece é Huguito, a ovelha negra da família, aquele que sempre cria problemas gigantescos. Hoje será um dia decisivo na vida de Marcos Wainsberg, o Inca do Sinai, para o bem ou para o mal…
  • O ELO PODRE
    El Eslabón Podrido, Argentina, 2015, cor, 75 min
    Raulo, um lenhador deficiente mental de 50 anos de idade, vive em um pequeno vilarejo com aproximadamente 20 casas – um local quase medieval, perdido no tempo e localizado nas florestas. Raulo mora com sua mãe, uma bruxa curandeira senil, e sua bela irmã de 28 anos, a prostituta do vilarejo.
  • FANTASTICOZZI
    Brasil, 2016, cor, 85 min
    O italiano Luigi Cozzi dedicou sua vida à fantasia. Durante duas décadas, ele perseguiu o sonho de fazer um filme de ficção científica em seu país, numa época em que o gênero era considerado coisa para loucos. Esta é a sua incrível e divertidíssima história, narrada através dos seus filmes.
  • FOLLOW
    EUA, 2015, cor, 74 min
    Quinn recebe de sua namorada Thana um enigmático presente. Ela está se comportando de forma estranha, mas, antes de descobrir o que ocorre, desmaia. Na manhã seguinte, quando acorda, ele percebe todo o seu mundo desmoronando num espiral de paranoia, explorando o lado mais desumano da natureza humana.
  • RESOLUTION
    EUA, 2012, cor, 93 min
    Michael recebe um vídeo em que se vê Chris, seu melhor amigo, num local desconhecido e em estado de sequela devido ao uso excessivo de drogas. Para ajudá-lo, ele procura o amigo e o encontra num local aparentemente abandonado; algemando-o, de forma a impedir o uso de drogas. Não tarda para que os dois recebam estranhas visitas: um cachorro solitário, uma garota que espia a casa, e um grupo de lunáticos que aguarda a chegada de uma espaçonave tripulada por Deus. A situação fica mais tensa à medida que ocorrem estranhos e inexplicáveis acontecimentos, levando a dupla a crer que suas vidas correm sério perigo.
  • O SHOW TEM QUE CONTINUAR
    The Show Must Go On, Croácia, 2010, cor, 80 min
    Filip Dogan é um produtor de programas de televisão recém-separado e pai de um garoto. Quando ele começa a produzir um reality show nos moldes do Big Brother, começa a se sentir pressionado a competir por audiência com sua ex-mulher, que apresenta um programa em outra rede. Uma guerra se inicia na Croácia, e cada vez mais pessoas passam a assistir ao reality show, uma vez que mostra uma realidade diferente da dura situação que assola o país. Com altos índices de audiência, Filip faz de tudo para manter o programa, protegendo os participantes e mantendo-os desinformados sobre a guerra. Ao mesmo tempo, deve lidar com as ameaças da guerra à sua própria segurança, e de sua família.
  • ZOMBIO 2 – CHIMARRÃO ZOMBIES
    B
    rasil, 2013, cor, 83 min
    Zumbis, zumboas, recém-falecidos raivosos e mais uma gama de coloridos mortos-vivos melequentos tomam conta da região rural do Oeste de Santa Catarina e vísceras rolam ao doce sabor da erva-mate Cronenberg. Mas os zumbis, neste caso, são o menor dos problemas quando a fauna humana se revela em sua plenitude sádica e egoísta

Fonte: https://g1.globo.com/rs/