RS terá sol entre nuvens nesta segunda, com chance de chuvas na Grande Porto Alegre

Temperaturas seguem altas, com máximas acima de 30ºC em vários pontos

Porto Alegre pode ter chuva, mas sem grandes volumes | Foto: Sérgio Louruz / PMPA / Divulgação CP

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no Leste gaúcho se espera maior nebulosidade no decorrer do dia com chance de precipitação em setores entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Não há previsão de queda de granizo ou vendavais, como ocorreu no domingo. No Oeste, tempo muito aberto e amplos períodos de céu claro.

O dia começa com temperatura agradável, mas a tarde tem calor que estará mais concentrado na Metade Oeste, onde as máximas se elevam mais, a partir do ingresso de ar mais seco e quente pelo Nordeste da Argentina.

As mínimas rondam os 16ºC em São José dos Ausentes e os 18ºC em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32ºC em Alegrete e 34ºC em Santa Rosa.

Temporais com estragos

Chuva localmente forte e temporais isolados causaram transtornos e danos em diferentes áreas do RS na tarde do domingo, confirmando o alerta da MetSul de que calor e umidade formariam nuvens carregadas que despejariam altos volumes de chuva em alguns pontos com granizo e vendavais. O município de Venâncio Aires foi atingido por um segundo temporal com estragos em apenas três dias, após a cidade sofrer com uma intensidade tempestade que deixou uma vítima fatal na sexta-feira.

A localidade dos vales teve um temporal com chuva forte e vendaval com alagamentos e destelhamentos. A chuva em Venâncio Aires não foi tão intensa como no temporal da sexta-feira, quando o volume passou de 100 mm. Desta vez, as estações registraram 27 mm. No Noroeste, um temporal com vendaval atingiu o município de Augusto Pestana. A tormenta se abateu no momento em que transcorria um rodeio. O vendaval destelhou instalações do parque e derrubou estruturas temporárias montadas para o evento.

Em Santa Cruz do Sul, embora não tenha ocorrido temporal na área urbana da cidade, uma grande precipitação de granizo atingiu áreas do interior do município com a mesma célula de tempestade que castigou Venâncio Aires. Houve significativos danos em lavouras de tabaco e o vento derrubou árvores.

Na Grande Porto Alegre, temporal com chuva torrencial atingiu durante a tarde parte do Vale do Sinos. A chuva foi mais intensa em Campo Bom que ficou alagada. O volume de chuva em Campo Bom apenas entre 14h e 16h somou 86,2 mm.

O risco de temporais voltará a aumentar no próximo fim de semana no estado e o começo da semana que vem será de altíssimo risco para tempestades severas e algumas até destrutivas com uma frente fria avançando sobre ar muito quente e uma baixa pressão atipicamente profunda.

Fonte: www.correiodopovo.com.br