RS terá sol entre nuvens com chance de chuva muito localizada na quinta-feira

Manhã pode ser fria em diversos pontos, com máximas à tarde chegando aos 27ºC

Capital deve ter dia ameno | Foto: Sergio Louruz / PMPA / Divulgação CP

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, entretanto no Nordeste gaúcho algumas cidades ainda devem ter momentos de maior nebulosidade e não se afasta chuva ou garoa muito localizada e passageira, como deve ser o caso da Serra.

O dia começa ameno, mas aquece rapidamente durante a manhã. A temperatura será agradável no decorrer do dia, com máximas na maioria dos municípios entre 23ºC e 25ºC. O amanhecer deve ter neblina e nevoeiro em alguns pontos da geografia gaúcha, mas que rapidamente se dissipa.

As mínimas podem chegar a 12ºC em Passo Fundo e Erechim e a 10ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, rondam os 26ºC em Santa Rosa e os 27ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16ºC e 26ºC.

Super El Niño

Modelos de clima em suas projeções neste mês intensificaram ainda mais o El Niño que se prevê para a segunda metade deste ano. Simulações de grandes centros internacionais de Meteorologia sinalizam evento de forte a muito forte, e algun chegam a projetar um episódio muito intenso (Super El Niño).
No momento, o Pacífico oficialmente ainda está em situação de neutralidade, ou seja, sem El Niño ou La Niña. O que há é El Niño costeiro, caracterizado pelo superaquecimento das águas do Pacífico nas costas do Peru e Equador. Épisódios de Super El Niño trouxeram graves consequências nas latitudes médias da América do Sul com excesso de chuva e enchentes, em alguns casos catastróficas.

Na primeira metade do século passado, 1941 foi um ano de Super El Niño. Entre 1982 e 1983 se instalou outro Super El Niño, o que se repetiu em 1997/1998. O último evento foi em 2015/2016. O episódio de 1941 coincide com a grande enchente de Porto Alegre. Os seguintes causaram também grandes enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em outubro de 2015, o Guaíba em Porto Alegre atingiu o seu maior nível desde a enchente de 1967. O que se sabe hoje? A probabilidade de El Niño nos próximos meses é muito alta, o El Niño tende a começar entre o fim do outono e o começo do inverno, pode ser moderado a forte, mas se atingirá patamar de Super El Niño ainda é uma incerteza.

Fonte: www.correiodopovo.com.br