RS registra quatro mortes por coronavírus neste domingo, número mais baixo em nove meses

Somente em novembro do ano passado foi observado número igual de novas vítimas por data de notificação

O Rio Grande do Sul registrou, neste domingo (15), quatro mortes provocadas pelo coronavírus em um período de 24 horas, conforme informações oficiais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

Esse é o número mais baixo de novas vítimas informado em um dia desde novembro do ano passado, nove meses atrás, quando também foram observados quatro óbitos em razão da covid-19 por data de notificação. 

Com essa atualização, o Estado passou a somar 33.756 vidas perdidas em razão da pandemia. O domingo, em razão da menor mobilização de equipes de saúde e da maior demora para realizar o processo de notificação, costuma apresentar cifras mais reduzidas de mortes e contaminações do que em outros períodos da semana. 

Ainda assim, somente em 15 de novembro, também um domingo, foi informado um número igualmente baixo de vítimas – quando foi acrescentada uma mesma cifra de quatro novos óbitos ao sistema de monitoramento. Esse cálculo exclui datas em que não foram registadas mortes por problemas como instabilidade no sistema de notificação. 

De acordo com a mais recente atualização, três óbitos ocorreram na sexta-feira (13), e um no sábado (14). Os casos envolveram uma mulher de 81 anos e um homem de 93 anos da Capital, um homem de 68 anos de Garibaldi e outro de 73 anos de Ijuí. 

Foram registrados ainda, neste domingo, 583 novas infecções por coronavírus no prazo de 24 horas, elevando o total para 1.390.756 contaminações desde o começo da pandemia. Desse universo, 97% das pessoas já se recuperaram, e 1% seguem em acompanhamento. A taxa de letalidade é de 2,4% dos casos.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br