QUEDA DE METEORO DURANTE FENÔMENO NO RS É REGISTRADO PELO OBSERVATÓRIO ESPACIAL HELLER & JUNG

 Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação

Imagem do fireball (bola de fogo) foi vista em Porto Alegre e Taquara.

A queda de um fireball (bola de fogo), com magnitude alta, foi registrada em Porto Alegre e Taquara na madrugada desta quarta-feira (22), durante uma chuva de meteoros Líridas. O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung.

O professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do observatório, conta que foram utilizadas 19 câmeras para a tentativa de registro – uma em Porto Alegre e 18 em Taquara.

O meteoro apresentava magnitude de -4.

“O meteoro entrou na atmosfera da Terra a uma atitude de 110,8 Km. Foi extinto a uma altitude de 82,5 km. A extinção ocorreu sobre a Lagoa dos Patos, há uma distância de 171 km da cidade de Taquara”, afirma o professor.

Esses meteoros são, na verdade, fragmentos do cometa Thatcher. Estima-se que o pico ocorreu entre a noite de terça (21) e a madrugada desta quarta, mas o fenômeno segue até sábado (25).

“O radiante dessa chuva de meteoros fica na constelação de Lira, daí o nome Líridas, que fica na região norte do país”, explica o professor.

Neste ano, segundo Jung, a observação ficou melhor pela ausência de uma maior luminosidade da lua, o que permitiu um céu mais escuro.

Outro motivo para uma melhor visualização é o distanciamento social. A meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, afirma que isto contribui para a redução da poluição.

“Com céu mais aberto e limpo, a visibilidade é melhor”, diz.

Fonte: https://g1.globo.com/

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação