Projeto em São José do Norte ensina surf para crianças e adolescentes

Crianças em vulnerabilidade social participam do projeto “Pegando Onda” — Foto: Reprodução / RBS TV

Um projeto da cidade de São José do Norte, Região Sul do estado, vai ensinar jovens de 7 a 17 anos a surfar. É o “Pegando Onda”, que acontece na praia do Mar Grosso.

A iniciativa é da Associação dos Surfistas Nortenses e vai durar três meses. Mas o projeto não visa apenas a prática do esporte. “O surf não é apenas deslizar pelas ondas. Ele tem uma filosofia por trás muito maior. Buscamos mostrar o quanto é importante ser colega um do outro, de estar sempre junto”, destaca o coordenador do projeto, Thiago Pontes.

Os estudantes são de vulnerabilidade social. Eles recebem uniforme, alimentação e transporte. “Mostrar para eles que todos, independente da classe social e do bairro onde vivem têm as mesmas oportunidades”, diz o diretor da secretaria de Assistência Social do município, Samuel Santos.

Essa é a segunda edição do projeto. Desde o ano passado mais de cem crianças participaram. Além de aprender a surfar, todos aprendem os cuidados para preservar o meio ambiente.

“Aprendemos a não jogar lixo no chão, e avisar para os nossos pais”, diz o estudante de 12 anos, Vitor Teixeira.

“Não devemos jogar lixo no chão, na praia, em lugar nenhum, só na lixeira. Se jogar pode poluir o meio ambiente e isso ninguém quer”, finaliza a estudante de 10 anos, Amanda Capaverde.

Fonte: g1.globo.com