Presidente da Famurs diz’Precisa ter um trabalho de conscientização para combater o que está por vir’sobre coronavírus

Foto: Divulgação/Vinicius Brito

Federação está criando um comitê de gerenciamento de crise devido à doença. Objetivo é oferecer suporte aos municípios, tirando dúvidas e passando orientações.

As cidades gaúchas estão recebendo orientações para prevenir a disseminação do Covid-19. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Russomano Freire, conta que um comitê de gerenciamento de crise está sendo criado, na manhã desta segunda-feira (16), devido ao coronavírus.

“Muitos não estão cientes [sobre a gravidade do coronavírus], tanto a população, quanto os próprios gestores. Precisa ter um trabalho de conscientização para combater o que está por vir”, afirma Freire.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 200 casos do novo coronavírus na noite de domingo (15). Sete já foram confirmados no Rio Grande do Sul, sendo cinco deles em Porto Alegre. Outros dois casos são de moradores de Campo Bom, na Região Metropolitana, e de Caxias do Sul, na Serra.

O objetivo é que o comitê criado pela Famurs ofereça suporte aos municípios, tirando dúvidas e passando orientações sobre a doença. A federação orienta também que cada município crie o seu próprio comitê de gerenciamento em parceria com os órgãos de saúde, para as ações sejam feitas em conjunto.

“Nós emitimos dois documentos semana passada, um deles mais técnico sobre o coronavírus, e o outro, sobre questões como diminuição de carga horária nos municípios, orientações para grupos de terceira idade, restrições de viagens interestaduais, entre outras coisas”, conta.

Sobre a suspensão das aulas das escolas municipais, o presidente afirma que isso ainda está sendo discutido, e que aguarda as orientações passadas pelo governo do estado e pela União.

“Até quarta-feira, devemos ter uma posição sobre as aulas. A tendência é que haja a suspensão a partir da semana que vem, muitos municípios estão favoráveis a isso. Mas ainda não se tem uma posição.”

Eventos suspensos em Porto Alegre

Eventos foram suspensos e outros adiados em Porto Alegre como forma de prevenção ao Covid-19. As medidas atendem determinação da prefeitura para o cancelamento de atividades, com mais de 100 pessoas, programadas para os próximos dias.

A Secretaria Municipal da Cultura informou que as atividades em seus espaços culturais não vão ocorrer temporariamente. A programação da Semana de Porto Alegre, que seria realizada de 19 a 29 de março, está suspensa.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Fonte : https://g1.globo.com/rs