PF faz operação contra tráfico internacional de drogas e armas em quatro cidades do Rio Grande do Sul

 Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (13) uma operação contra três grupos suspeitos de atuar no tráfico internacional de drogas e de armas em quatro cidades do RS, em SC e no MS. De quatro mandados de prisão preventiva, dois foram cumpridos.

Entre os dois que ainda são procurados, está um homem que é considerado chefe da organização em São José do Norte.

Outras três pessoas foram presas em flagrante por porte de arma.

Foram cumpridos ainda 23 mandados de busca e apreensão. As cidades onde a operação ocorreu são São José do Norte, Rio Grande, Chuí e Porto Xavier, no RS, Camboriú, Santa Catarina, e Bonito e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Fora da operação, os policiais federais também cumpriram um mandado de prisão da Justiça Estadual de Mostardas e um mandado de prisão por descumprimento de prisão domiciliar.

Conforme a PF, a operação começou em março deste ano, quando duas pessoas foram presas pela Brigada Militar em Rio Grande ao trazerem um fuzil do Uruguai. No decorrer da investigação, a polícia identificou que a arma era parte de um pagamento pela remessa de cocaína que iria para o país vizinho.

A PF informou que o grupo possuía ligação com traficantes de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Os suspeitos pegavam drogas na Bolívia e enviavam ao Rio Grande do Sul, para serem distribuídas em cidades da Região Sul do estado e no Uruguai.

Para estabelecer o domínio na região, a organização criminosa ostentava armas de grosso calibre em vídeos compartilhados nas redes sociais, e ameaçava moradores de São José do Norte.

Fonte: g1.globo.com