Notícias

Pesquisa da Embrapa vai em busca da impressão digital da carne gaúcha

Élen Nalério / Arquivo pessoal

É com um grupo de mais de 20 pesquisadores multidisciplinares e a ajuda da tecnologia que um estudo da Embrapa Pecuária Sul busca identificar a impressão digital da carne bovina do Rio Grande do Sul. Já iniciado, o trabalho deve ser concluído em até três anos. 

O corte utilizado para a análise é o do contrafilé, com a estimativa de coleta entre 96 e 130 amostras produzidas em propriedades de diferentes regiões do Estado. E usará a metabolômica, ciência de ponta que permite conhecer a fundo o sistema biológico dos animais, para desvendar esse traço único.

– São ferramentas de cromotagrafia líquida e gasosa acopladas com a espectometria de massas, daí que surge a impressão digital.  É como se fosse um “screening” daquela amostra. Vai nos gerar uma imensidão de dados – explica Élen Nalério, médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul. 

Cinco matemáticos estão na equipe que fará a investigação e terão a tarefa de dar conta desse “universo” de informações. 

A impressão digital pode dar uma dimensão local e singular da proteína gaúcha. Élen observa que as referências com relação ao consumo de carne são internacionais, sendo que o sistema de produção em outros países  “é totalmente diferente”:

– Tudo isso fez a gente ter “o incômodo” de estudar mais a fundo a carne produzida no nosso Estado. Não só pelos nutrientes tradicionais. Vamos pesquisar a fundo mais de 300 componentes presentes e marcadores para identificar essas qualidades futuramente. 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.