Permanece tendência de pessoas mais jovens hospitalizadas pela Covid-19

Especialistas alertam que predominância de pessoas com até 40 anos nas estatísticas da Covid-19 também deve migrar para a mortalidade

 Foto: Ricardo Giusti

Dados divulgados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), mostram que em março, pela primeira vez desde o início da pandemia, pacientes com menos de 40 anos são a maioria dos internados em unidades de terapia intensiva (UTI) do Brasil. O levantamento aponta que quase 60% dos que estiveram internados são de adultos com até 40 anos. 

Em Porto Alegre, desde final do mês de fevereiro, hospitais também têm indicado esta mudança no perfil dos pacientes. Com o avanço da vacinação nos grupos prioritários, o que inclui pessoas acima dos 60 anos, especialistas afirmam que é questão de tempo que esta estatística se estenda à mortalidade.

O estudo da Amib revelou que, no último mês mais de 58,1% das internações em UTI foram de adultos com até 40 anos, num total que ultrapassa os 20 mil leitos. A pesquisa foi feita a partir de uma amostra que englobou 20.865 leitos de UTI no país, cerca de 25% de todas as unidades.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/