Conheça três ingredientes que podem estar presentes nas fórmulas de produtos capilares e que prejudicam a saúde dos fios
Com o passar dos anos, a indústria de cosméticos capilares vem intensificando sua preocupação em oferecer produtos cada vez mais naturais. Diversos conservantes e ingredientes estão saindo das fórmulas por serem prejudiciais à saúde dos fios e por não serem realmente eficientes no tratamento capilar.
Nos dias de hoje é comum observar rótulos de produtos com os termos: livre de sulfato, livre de parabenos e petrolato. O ideal é apostar em marcas que se preocupam em oferecer produtos sem esses ingredientes. Mas, afinal, qual o real significado por trás do uso desses componentes? O que eles podem causar?
O que são esses componentes?
Pedimos ajuda a quem entende do assunto, à marca Naturiquê, que trabalha com produtos capilares plant-based, para explicar o que são cada um desses ingredientes e quais os riscos de utilizá-los de forma incorreta. Entenda:
Parabenos
Os parabenos são conservantes fabricados em laboratórios que possuem ação antibacteriana, antimicrobiana e antifúngica, impedindo a proliferação de micro-organismos. Em alguns países esse componente é proibido por causar irritabilidade e alergias. De acordo com a ANVISA, os produtos comercializados em solo brasileiro apresentam quantidade dentro ou abaixo dos limites estabelecidos.
Sulfato
Conhecido como o lauril sulfato de sódio, o sulfato é um ingrediente comum em shampoos por ser um detergente que promove espuma e limpeza dos fios. Porém, seu efeito pode ser agressivo. Ou seja, além de remover a sujeira dos fios e do couro cabeludo, o sulfato pode causar o ressecamento e a perda da oleosidade natural da fibra capilar.
Petrolato
Já o petrolato é um subproduto do petróleo, utilizado na produção de máscaras, condicionadores, loções e hidratantes, que, se aplicado em excesso, pode causar obstrução das camadas cuticulares. Ou seja, maquiando o efeito dos produtos e impedindo que eles penetrem nas camadas profundas dos fios.
Fonte: https://bellamais.correiodopovo.com.br
Comments Closed