Notícias

O que esperar do clima no mês de fevereiro no Rio Grande do Sul

Foto: Guilherme Almeida / CP memória

Fevereiro é o último mês do chamado verão meteorológico (trimestre de dezembro a fevereiro), embora o verão astronômico chegue ao fim apenas no dia 20 de março, às 6h01. Como mês de verão, obviamente é quente e costuma registrar dias de muito alta temperatura com chuva principalmente de natureza convectiva, ou seja, associada ao ar quente e úmido com altos volumes localizados que costumam trazer alagamentos, inundações repentinas e tempestades, algumas severas.

No Sul do Brasil, historicamente, o mês não costuma ser muito chuvoso na maioria das áreas. Porto Alegre tem em fevereiro algumas das suas maiores médias de temperatura do ano. De acordo com as normais 1991-2020 da estação do Jardim Botânico, a temperatura mínima média é de 20,7ºC, idêntica ao mês de janeiro e superior a de dezembro de 19,4ºC ou março de 19,5ºC.

Já a média máxima histórica do mês na capital gaúcha é de 30,5ºC, a segunda mais alta entre os meses do ano, atrás dos 31,0ºC de janeiro. A chuva média histórica de janeiro em Porto Alegre é de 110,8 mm. Trata-se da terceira menor entre os meses do ano.

Em 2025, o mês começará com calorão na região Sul. A primeira semana ou os primeiros dez dias de fevereiro, serão marcados por calor excessivo, em particular no Rio Grande do Sul. As máximas podem superar os 40ºC em grande número de municípios. Na sequência do mês, ainda haverá dias quentes e alguns de muito calor, mas com alguns intervalos de temperatura agradável.

La Niña

O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos, publicado no começo desta semana, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de -0,9ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste.

Esta região é a usada oficialmente na Meteorologia como referência para definir se há El Niño e ainda avaliar qual a sua intensidade. O valor negativo de -0,9ºC está na faixa de La Niña de fraca intensidade (-0,5ºC a -0,9ºC). Por outro lado, a região Niño 1+2, está com anomalia de -0,4ºC.

A tendência é a manutenção das condições de La Niña durante o mês de fevereiro, o que vai contribuir para a continuidade do padrão de chuva com distribuição muito irregular no Rio Grande do Sul com caracterização de estiagem em parte do estado, embora se preveja aumento da chuva no mês em várias regiões gaúchas.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.