Novo governador prometeu priorizar cultura gaúcha

Eduardo Leite — Foto: Patrícia Porciúncula/RBS TV

Eleito governador do Rio Grande do Sul com 53% dos votos, o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) prometeu “priorizar” a cultura gaúcha em seu governo. A declaração foi dada durante uma mateada promovida pelo Fórum da Tradição e pela Associação das Entidades Tradicionalistas de Guaíba (ATG), em Guaíba, no dia 12 de setembro.

Único dos candidatos a aceitar o convite de participar do encontro, Leite disse que a tradição gaúcha e o folclore têm papel importante não apenas na identidade de um povo, mas também no desenvolvimento econômico da região. “A cultura gaúcha pode ser usada como uma alavanca para outras economias, como o turismo”, disse durante a mateada. “Temos condições de, durante o ano, promover atividades que mostrem isso que temos de diferente em relação ao Brasil, que é a nossa cultura”, declarou o então futuro governador.

Ao ouvir a reivindicação da coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galleazi, que preiteou mais recursos para os CTGs, Leite concordou que tradição e folclore precisam ter “tratamento diferenciado” no orçamento para a Cultura. Uma das idéias é apoiar grupos ligados ao tradicionalismo, para, em contrapartida, utilizar esses grupos dentro das programações que devem ser estabelecidas como forma de garantir ao turista acesso à cultura gaúcha. “Vamos ter um olhar diferenciado em relação a isso”, garantiu Eduardo Leite.

Conduzido pelo empresário Airto Timm, de Passo Fundo, o encontro contou com a presença de artistas como Fernando Espíndola, César Oliveira e Joca Martins. Ao responder pergunta de Fernando sobre a cadeia produtiva gerada pela cultura, Leite disse discordar das posturas adotadas por muitos governos, de promover cortes nos recursos para o setor quando ocorrem quedas de arredação. Segundo ele, isso ocorre porque esse gestores encaram o segmento como algo secundário, o que considera errado.

Leite também acenou com a possibilidade de promover parcerias com a organizações do meio para realizar eventos. E espera interagir com as entidades representativas do segmento. “Eu estou aqui assumindo compromissos com vocês, mas ao mesmo tempo, vocês estão assumindo compromissos comigo. Eu não vou fazer isso sozinho. Eu estou confiando aqui nesse grupo”, declarou.

Fonte: g1.globo.com