Massa de ar polar ganha força e semana inicia gelada no Rio Grande do Sul

Termômetro de rua em Cambará do Sul marcava 0ºC por volta das 8h deste domingo (20) (Foto: Rudinei Castagna/Ecotours Turismo)

Tempo fica firme, e há previsão de geada nos pontos mais altos do estado. Na terça-feira (22), tempo segue seco e frio, com temperaturas mais baixas na serra e no extremo sul.

A semana inicia com muito frio, após um domingo (20) já com temperaturas baixas no Rio Grande do Sul, segundo a Somar Meteorologia. A massa de ar polar que atua no estado se intensifica, o que deixa o tempo firme nesta segunda (20), com frio e com possibilidade de geada, especialmente nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul.

Em alguns dos municípios da serra gaúcha, como Vacaria ou São José dos Ausentes, a previsão é de mínimas negativas ou até abaixo de zero.

O sol predomina. A exceção fica no litoral, onde pode garoar apenas nas primeiras horas do dia, depois o tempo começa a abrir. A previsão máxima para a capital é de 15ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial pelo risco de geada em da Região Central até a Fronteira do RS, alertando sobre riscos às plantações, entre meia-noite e 9h da manhã de segunda-feira (20).

Na terça-feira (22), o tempo continua seco e frio. As temperaturas mais baixas se concentram na serra e no extremo sul. A Somar Meteorologia aponta que, em boa parte do Rio Grande do Sul, devem ser registradas as menores temperaturas do ano, entre a madrugada e o início da manhã.

Nos próximos dias, a massa de ar seco deve começar a perder força e dar lugar a instabilidades na região costeira. A Somar Adianta que o próximo temporal está previsto para a última semana do mês, ou seja, a partir do dia 28 de maio.

 Fonte: G1 Rio Grande do Sul