
Um jovem, de 19 anos, atendido pelo Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) de Passo Fundo, na Região Norte do estado, recebeu uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e vai entrar na universidade.
O estudante conquistou a vaga por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e já realizou a matrícula. O jovem, que ingressou no Case com 17 anos, sonha com um diploma em direito.
“Quero deixar para trás os erros do passado, concluir os estudos e ajudar a minha família”, afirmou o jovem.
Para a analista em educação do Case Passo Fundo, Karin Lilian Schappo, ele chamava a atenção pela dedicação e comprometimento nos estudos.
“A maioria chega com o objetivo de terminar o ensino médio. Continuar os estudos, fazer o ensino superior, é algo que a gente constrói com eles. Vamos conversando, despertando o interesse. Quando chegou a hora dele, expressou a vontade de fazer direito, devido a uma tia, e encaminhamos para este curso.”
A internação do jovem previa, a partir de um determinado momento, um período para visitar os parentes. Na primeira saída, entretanto, ele não retornou, o que é considerado deserção.
Ele foi apreendido novamente pela polícia e precisou ficar em regime fechado no restante do período a ser cumprido. Segundo a analista em educação, foi neste momento que el decidiu focar nos estudos e concluir o ensino médio que havia interrompido ainda no primeiro ano.
Desde o começo desta semana, com a medida sócio-educativa extinta, ele está livre.
“Sempre acreditei no meu filho. Sou grata à equipe que auxiliou na orientação para o cumprimento da medida”, afirma a mãe.
“Ele me disse: ‘Dona, não vou desapontar a senhora. Daqui a cinco anos retorno aqui para trazer o convite da minha formatura’, conta a educadora.
Fonte: g1.globo.com
Comments Closed