Jacaré de mais de 2 metros é resgatado em área urbana de Gravataí

Morador viu o animal e avisou autoridades. Grupamento Ambiental da Guarda Municipal fez o resgate, e devolveu o jacaré a seu habitat natural.

Após a captura, jacaré foi levado para área de proteção permanente que fica a cerca de 10 km de onde foi encontrado (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Um jacaré do papo amarelo, de quase 2,5 metros, foi resgatado em um banhado na área urbana de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O resgate foi feito pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal.

O banhado fica em uma área conhecida como Savana, no bairro Parque dos Anjos. Conforme o comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Rogério de Souza Luz, é a terceira vez que um jacaré é resgatado na região.

“O Rio Gravataí passa por várias cidades, próximo do leito tem uma uma região de APP (Área de Preservação Permanente), e nessa região é bem comum esse tipo de animal”, diz, acrescentando que o local fica a aproximadamente 10 km de distância de onde o jacaré foi resgatado.

Ainda segundo Luz, a chuva pode ter contribuído para que o animal chegasse até a região urbana.

Após a captura, jacaré foi levado para área de proteção permanente que fica a cerca de 10 km de onde foi encontrado (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)Após a captura, jacaré foi levado para área de proteção permanente que fica a cerca de 10 km de onde foi encontrado (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Após a captura, jacaré foi levado para área de proteção permanente que fica a cerca de 10 km de onde foi encontrado (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

O jacaré foi visto no domingo (22) por um morador do Parque dos Anjos, que alertou a Guarda Municipal. O animal foi resgatado pelos agentes na segunda-feira (23), e depois devolvido ao seu habitat natural.

“Em dezembro [de 2017] capturamos um animal no mesmo local. Em 2012 havíamos resgatado em outra região de Gravataí, também uma área urbanizada”, afirma o comandante.

Luz salienta que o Grupamento Ambiental fiscaliza áreas protegidas, combatendo a caça e pesca predatórias.

Animal foi capturado e depois devolvido para o seu habitat natural (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)Animal foi capturado e depois devolvido para o seu habitat natural (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Animal foi capturado e depois devolvido para o seu habitat natural (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Agente durante o resgate do animal em Gravataí (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)Agente durante o resgate do animal em Gravataí (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Agente durante o resgate do animal em Gravataí (Foto: Guarda Municipal de Gravataí/Divulgação)

Fonte: g1.globo.com