Ao menos nove municípios do Norte devem registrar 44 mm de chuva ao longo do dia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de temporal no Estado até às 10h desta sexta-feira (24). Apenas o Sul não está incluso no mapa de risco divulgado na quinta-feira (23). Portanto, quase todo o Rio Grande do Sul pode enfrentar vento de até 100 km/h e queda de granizo. Existe também a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Na Capital, a precipitação pode atingir 32 mm nesta sexta-feira. Segundo a Climatempo, os maiores acumulados de chuva, 80 mm, estão previstos para Morrinhos do Sul, no Litoral Norte — o que representa 50% da expectativa para o mês. Outros nove municípios do Norte devem registrar 44 mm ao longo do dia.
No sábado (25), a perspectiva é de que a chuva siga em grande parte do Estado, mas principalmente no Norte e no Litoral Norte. Os termômetros de São José dos Ausentes, na Serra, devem marcar a mínima: 14°C. Já a máxima, 32°C, deve ocorrer em municípios do Noroeste, como Porto Lucena e Porto Xavier, e da Fronteira Oeste, como Barra do Quaraí e Uruguaiana. Em Porto Alegre, a variação deve ficar entre 21°C e 29°C. A tendência é de que a instabilidade se prolongue ao longo do domingo (26).
Situação da estiagem no Rio Grande do Sul
De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS acessado pela reportagem de GZH nesta quinta-feira, subiu para 325 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Na quarta-feira (22), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Torres, no Litoral Norte, com 1,8 mm. Os efeitos da estiagem só devem aliviar após o fim do fenômeno La Niña, que deve ocorrer em março.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br
Comments Closed