Hospital no bairro Restinga em Porto Alegre passa a operar com a capacidade total

São 111 leitos da rede pública. Instituição foi inaugurada em 2014 e atende, principalmente, pacientes do extremo sul da capital gaúcha.

Hospital da Restinga passou a operar totalmente no dia 1º de outubro — Foto: Maia Rubim/ PMPA 

O Hospital Restinga Extremo-Sul passou a operar com a capacidade total em Porto Alegre. No fim da tarde de segunda-feira (1), os primeiros pacientes da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegaram para receber tratamento. A instituição de saúde tem agora 111 leitos da rede pública municipal de saúde.

Inaugurado em 2014, o hospital estava sem alguns serviços. Nos últimos três meses, segundo a prefeitura, foram abertos 49 leitos. Também passaram a funcionar a UTI, o bloco cirúrgico com quatro salas, cirurgia-geral e urologia, além da ampliação de exames, incluindo os de análises clínicas, eletrocardiograma e endoscopia.

De acordo com a prefeitura, o aumento da oferta de exames mensais será de 147% para a rede municipal, e o Pronto Atendimento de Traumatologia funciona 24 horas por dia, de segunda-feira a sábado.

Desde agosto deste ano, o hospital tem um novo gestor, a Associação Hospitalar Vila Nova, que promete absorver toda a demanda do bairro Restinga de cirurgias mais simples e também de casos na fila de espera em outras regiões da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, diz que a ampliação dos serviços vai diminuir a lista de espera de cirurgia-geral, urologia e ortopedia.

Hospital da Restinga em Porto Alegre tem 111 leitos — Foto: Cristine Rochol/PMPAHospital da Restinga em Porto Alegre tem 111 leitos — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Hospital da Restinga em Porto Alegre tem 111 leitos — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Fonte: g1.globo.com