Os Hospitais do Rio Grande do Sul estão alterando a rotina de trabalho e de visitas aos pacientes em virtude do Covid-19. Entre as medidas estão a restrição de visitas e medidas para evitar aglomerações, além da suspensão de eventos institucionais.
O Brasil tem 200 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite de domingo (15). No RS, sete pessoas foram confirmadas com a doença.
Em Porto Alegre, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que conta com cinco hospitais na Capital, criou um gabinete de crise para concentrar as atividades de enfrentamento do novo coronavírus. Foi criado um plano de contingência, que restringe a um acompanhante e a uma visita ao dia, por tempo indeterminado.
“Estamos trabalhando desde o final do mês de janeiro do corrente ano em um Plano de Contingência que deverá determinar atitudes a serem tomadas no enfrentamento da atual epidemia. Os treinamentos de nossas equipes se desenvolveram durante o mês de fevereiro e nossos técnicos têm representado o GHC junto à imprensa e em encontros com as autoridades sanitárias para discutir o tema”, informou o GHC.
O Hospital de Clínicas cancelou os eventos e aulas e mantém as consultas e procedimentos.
O Hospital Moinhos de Vento, que tem duas sedes em Porto Alegre, orienta que pacientes que estejam com os sintomas do novo coronavírus não vão para consultas de rotina. Em nota, o hospital disse que eventos foram suspensos.
“Em função da classificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia do novo coronavírus, anunciada nesta quarta-feira (11), o Hospital Moinhos de Vento está suspendendo diversas atividades coletivas e orientando o público interno sobre novas medidas de prevenção.”
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre cancelou seus eventos institucionais, científicos e culturais. As visitas a pacientes serão restritas a um visitante por paciente, por um curto espaço de tempo.
O Hospital São Lucas da PUCRS também restringiu as visitas. “Será permitido apenas um acompanhante por paciente e um acompanhante por paciente em consulta”, informou em nota. Estão proibidas a circulação de visitas e crianças no hospital.
O Hospital Mãe de Deus está com recomendações e restrições para visitação de acordo com cada área do hospital. A instituição pede que menores de 14 anos e pessoas com sintomas do coronavírus não acessem o hospital. “Haverá alguma exceções, no caso de pacientes em final de vida, as visitas serão avaliadas pelo coordenador da área”, informou.
Em Santa Maria, na Região Central do estado, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) suspendeu desde sábado (14) as visitas aos pacientes.
A nota diz que “os acompanhantes seguem com acesso, porém passarão por triagem. Os que apresentarem sintomas não poderão permanecer no hospital.Também estão suspensas as atividades extracurriculares e todas as aglomerações com público superior a 100 pessoas.”
Fonte: g1.globo.com
Comments Closed