Governo do RS recebe 49 pedidos para reconsiderar bandeiras do distanciamento controlado

Dos recursos apresentados, um pede para mudar de bandeira laranja para amarela, os demais são de regiões enquadradas em vermelha. Mapa definitivo será divulgado nesta segunda-feira (27).

Fonte:  Foto: Reprodução/Governo do RS

Na 12ª semana do modelo de distanciamento controlado, o governo do Rio Grande do Sul recebeu 49 pedidos para reconsiderar a bandeira no mapa de distanciamento controlado. Os municípios e associações regionais tinham até a manhã deste domingo (26) para contestar os dados divulgados na sexta-feira (24).

Os pedidos serão avaliados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo, que vigora por uma semana, será divulgado na segunda (27) e passa valer a partir de terça (28).

Conforme o governo, dos recursos, um pede para mudar de bandeira laranja para amarela (risco baixo), os demais são de regiões enquadradas em vermelha (risco alto).

Na sexta, o governo anunciou o mapa preliminar, no qual 14 regiões estão em bandeira vermelha (alto risco) e seis em laranja (médio risco). No total, são 352 municípios enquadrados em regiões de alto risco, o que representa mais de 9,2 milhões de habitantes, um total de 82% da população do RS.

Entretanto, mesmo em bandeira vermelha por conta da região, 181 cidades estão autorizadas a adotar medidas estabelecidas da bandeira laranja, sem necessidade de entrarem com recurso. Isso por que não registraram óbito ou hospitalizações em decorrência da Covid-19 nos últimos 14 dias.

No balanço da Secretaria Estadual de Saúde de sábado (25), o RS registra 1.554 mortes e 59.118 casos confirmados de coronavírus.

Fonte: https://g1.globo.com/rs/