Exportações do Agronegócio Brasileiro foram recorde em mês de tradicional alta

 Foto: Agência Brasil / Divulgação / CP

O valor exportado pelo agronegócio brasileiro em março alcançou 16 bilhões de dólares, afirma em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). De acordo com o órgão, o Brasil superou em quase 2 bilhões de dólares o exportado no mês de março de 2022. Ao mesmo tempo, registrou um grande salto de 6 bilhões de dólares entre o mês de fevereiro e o de março de 2023. 

A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais da pasta justificou o salto entre os meses como algo comum entre fevereiro e março.  Os produtos com maior crescimento de valor exportado foram: soja em grãos (878,3 milhões), milho (397,8 milhões), farelo de soja (330,5 milhões), açúcar de cana em bruto (215,2 milhões) e carne de frango in natura (214 milhões). 

Em relação a safra de soja do Rio Grande do Sul, a nota à imprensa traz parte do boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que afirma que o Estado “segue com o destaque negativo desta safra devido aos efeitos do La Niña, apesar de ter tido intensidade moderada, provocou quebra na produtividade na maioria do estado”. O documento ainda ressalta que a produtividade recorde de outros estados compensou as perdas registradas no Sul.

No primeiro trimestre do ano, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram o recorde de 36 bilhões de dólares, alta de 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: correiodopovo.com.br