Imigrantes serão transferidos de Roraima para o Rio Grande do Sul em um avião da FAB. Outros 96 venezuelanos chegarão no dia 13.
No próximo dia 5 de setembro, 125 venezuelanos serão recebidos em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Outros 96 chegarão à cidade em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 13, conforme informação da assessoria do município.
As datas foram divulgadas em uma reunião nesta sexta-feira (31) entre representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, da ACNUR, agência da Organização das Nações Unidas que cuida de imigrantes e refugiados, e das prefeituras de Canoas e Esteio.
Após a crise migratória em Roraima, mais de 640 venezuelanos serão encaminhados em setembro para os dois municípios, em um processo de interiorização pelo país. Para abrigar todos os imigrantes, a ONU alugou 160 apartamentos nas duas cidades.
Um grupo de 221 venezuelanos ficará em Esteio, e outros 425 em Canoas – ainda não há data para a chegada ao município. De acordo com o governo federal, as Forças Armadas ficarão responsáveis pela alimentação e as prefeituras pela saúde e assistência social.
Os ministros Alberto Beltrame, do Desenvolvimento Social, e Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, estiveram no estado para tratar do assunto e visitar os abrigos que receberão os venezuelanos.
Também foram assinados os repasses dos valores equivalentes a seis meses para os dois municípios. Para Canoas serão repassados R$ 1.020.000,00, e para Esteio, R$ 530.400,00.
Fonte: g1.globo.com
Comments Closed