Escolas do RS alteram rotinas e universidades cancelam atividades, devido ao coronavírus

Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou que aulas estão suspensas por três semanas. — Foto: RBS TV/Reprodução

A pandemia de Covid-19 altera atividades educacionais no Rio Grande do Sul. Pelo menos três universidades suspenderam as atividades, enquanto as escolas estaduais alteram a rotinas para manter as aulas.

Até quinta-feira (12), o Brasil tinha 77 casos confirmados, de acordo com a pasta, mas alguns ainda não haviam entrado na contagem oficial. O RS teve quatro casos confirmados da doença.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Região Central, suspendeu as atividades por três semanas. Em reunião realizada na manhã desta sexta (13), um comitê de gestão decidiu cancelar as aulas de 16 de março a 6 de abril.

“A medida adotada faz parte de uma estratégia que está sendo elaborada pela UFPel com o intuito de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo coronavírus e propiciar condições para que a universidade possa se estruturar para o atendimento em saúde à comunidade”, diz, em nota publicada no site oficial.

A orientação é que alunos procurem suas unidades para verificar a maneira de compensar as atividades acadêmicas consideradas essenciais.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na Região da Campanha, emitiu uma nota na noite de quinta-feira (12) cancelando as aulas até 28 de março. Segundo o reitor Roberlaine Ribeiro Jorge, a medida busca evitar aglomerações, e recomenda aos setores da universidade que se organizem para realizar as atividades em revezamento de turnos ou trabalho remoto.

“O calendário acadêmico será mantido e deverão ser realizadas atividades para regularização de frequência dos estudantes e recuperação dos conteúdos”, afirma, em nota.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) também cancelou as aulas em todos os campi do Brasil, inclusive o de Porto Alegre. As atividades devem ser retomadas no dia 23, em caso de “condições de segurança”.

A instituição informou, em nota, que “a partir de segunda-feira (16), todos os estudantes da ESPM passarão a receber orientações sobre atividades acadêmicas diretamente de seus professores”. As aulas devem ocorrer à distância. Os campi ficarão abertos durante a semana com funcionários plantonistas em regime de escala e número reduzido.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) manteve as aulas, mas suspendeu atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, cerimônias de entrega de títulos honoríficos, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Cinco formaturas programadas para os próximos dias estão mantidas.

“A universidade orienta que pessoas com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com outras pessoas sintomáticas evitem comparecer à solenidade. Nesses casos, é possível acompanhar a cerimônia pela internet, já que as produtoras transmitem as formaturas ao vivo”, informou a UFRGS, por meio de nota.

Secretaria Estadual da Educação, em conjunto com a Secretaria da Saúde, emitiu uma nota informativa para as escolas e coordenadorias regionais sobre ações de prevenção, mas não alterou o calendário.

“Na ocorrência de qualquer novo cenário que justifique a adoção de outras medidas de prevenção, as instruções serão encaminhadas para as instituições de ensino e coordenadorias”, informa a secretaria, também em nota.

Entre as orientações, está a promoção de atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória, além da limpeza das mesas das salas de aula e demais espaços das escola após o uso. A secretaria também pede que os estudantes não compartilhem copos, vasilhas e talheres. Escolas de educação infantil terão que lavar regularmente os brinquedos com água e sabão.

Fonte: g1.globo.com