
Mobilização para aumentar cobertura vacinal ocorre neste sábado (19) em todo o país. Público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.
Os ônibus de Porto Alegre circulam com passe livre neste sábado (19) por conta do Dia D de vacinação contra o sarampo, que ocorre em todo o país. Segundo a prefeitura, 43 unidades de saúde estarão abertas na Capital para oferecer a imunização.
O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta nessa faixa etária até o dia 25 de outubro.
Neste ano, em função da situação epidemiológica do Brasil, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal de bebês, com a recomendação da chamada Dose Zero (dose extra) para crianças entre seis meses e 1 ano de idade.
As doses 1 e 2, recomendadas aos bebês de 12 e 15 meses, devem ser feitas normalmente. “A única ressalva é que o intervalo mínimo entre a Dose Zero e a dose 1 deve ser de 30 dias”, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações da SMS.
Casos confirmados
O Rio Grande do Sul tem 17 casos confirmados de sarampo, segundo o último informe epidemiológico, divulgado na quinta-feira (17). São dois a mais em relação à semana anterior. O número representa 3,9% dos casos investigados no estado este ano.
Até o dia 12 de outubro, foram notificados 426 casos de doenças exantemáticas (sarampo ou rubéola). Desse total, 387 foram descartados (90,8%) e 22 (5,1%) permanecem pendentes (em investigação).
Os 17 casos confirmados de sarampo estão distribuídos em cinco cidades:
- Porto Alegre (9)
- Gravataí (1)
- Cachoeirinha (2)
- Dois Irmãos (1)
- Ijuí (1)
No processo de investigação, cerca de 74% dos pacientes não estavam vacinados ou tinham a imunização incompleta.
Fonte: https://g1.globo.com/r
Comments Closed