
Desde o início da estiagem deste ano, em meados de janeiro, 87 municípios do Rio Grande do Sul já decretaram situação de emergência, conforme o site Monitor da Estiagem RS. Por conta da falta de chuva, os rios começaram a secar. Esta é uma realidade que tem sido percebida também nas praias que pertencem ao Guaíba.
A Praia da Alegria é uma desses exemplos. O balneário impróprio para banho, localizado na zona Sul do município de Guaíba, ganhou bancos de areia nos últimos tempos. “Frequento a praia há alguns anos e notei que antes a gente mal entrava e a água vinha no pescoço. Agora é preciso ir mais distante para alcançar a mesma profundidade”, afirmou Marcos Fernando Oliveira da Silva, morador do bairro Fátima.
A mudança também foi observada pelo casal Cláudio Roberto Castro da Silva e Dejanira Ramos Lima, moradores de Eldorado do Sul. “São perceptíveis as alterações na praia de uns tempos para cá. Até a areia está diferente”, disseram.
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do Guaíba é atualmente de cerca de 1m23cm. No início de fevereiro estava em 1m52cm.
Mesmo com o nível mais baixo, a Corsan afirma que não há risco de desabastecimento de água na região. Segundo a companhia, a captação está operando de maneira normal, assim como as Estações de Tratamento de Água. A prefeitura afirmou que está trabalhando para o desassoreamento no município.
Comments Closed