CTGs cancelam bailes, ensaios e rodeios. Provas do Cavalo Crioulo serão suspensas

Prova de laço — Foto: Divulgação

Diversas entidades decidiram cancelar rodeios, ensaios de grupos de danças e atividades que envolvam aglomeração de pessoas. O objetivo é contribuir com o mutirão nacional que busca evitar o avanço do Coronavírus, seguindo recomendação do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O MTG adiou a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que começaria na próxima quinta-feira em Pelotas.

Cidades como Sapiranga, Sentinela do Sul, Cidreira e Relvado também cancelaram eventos. Previsto para a próxima semana, o Rodeio Nacional de Porto Alegre não irá ocorrer. Já a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) anunciou uma série de medidas para evitar contaminação. Todos os cursos e concursos estão cancelados a partir de 23 de março. Regras foram anunciadas para atividades realizadas pelos núcleos de criadores, até esta data.

Em Novo Hamburgo, os tradicionais bailes nas noites de terça-feira na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande ficam suspensos a partir da próxima semana. Em Santo Antônio da Patrulha, o fandango com Paulinho Mocelin, previsto para o sábado, 21, no CTG Cel Chico Borges deixará de ser realizado. Artistas e grupos de baile enfrentam cancelamento em massa de suas agendas.

No CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha, os encontros artísticos foram suspensos por 15 dias. Já em Canoas, o DTG Tropeiros do Ouro Negro trocou os ensaios por atividades à distância, por videoconferência. O mesmo formato foi utilizado, no fim de semana, para um reunião virtual organizada por diretores de Cultura do MTG.

Entre os setores afetados pela crise, estão justamente os da cultura e do entretenimento. Na tarde de hoje, integrantes do movimento tradicionalista participarão de uma reunião, no Palácio Piratini, para debater medidas que tem por objetivo minimizar os efeitos de crise e evitar a proliferação do Coronavírus.

Fonte: g1.globo.com