CORPO DE BOMBEIROS PEDE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA NÃO PASSAR TROTE NO TELEFONE DE EMERGÊNCIA

Guarnição foi deslocada sem necessidade no sábado, para atender incêndio que era falso

Mesmo sendo crime, pessoas continuam passando trotes no telefone 193, a emergência do Corpo de Bombeiros. Neste final de semana, a equipe da guarnição de São Luiz Gonzaga foi alvo de trote. Uma ligação informando sobre um incêndio em uma residência foi recebida no sábado à noite. A equipe foi ao local, no bairro Industrial, com rapidez, mas ao chegar no endereço informado na ligação, não havia nenhum sinal de sinistro na residência. O morador não estava em casa.

No boletim informativo dos bombeiros hoje (09) na Rádio Missioneira, o sargento Saydelles pediu a compreensão da comunidade, para que não passe trotes. Ele lembrou que se trata de crime, previsto no Código Penal Brasileiro. “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”. A pena é detenção, de um a seis meses, ou multa.

Conforme o bombeiro, a situação é uma perigosa, uma vez que toda a equipe é deslocada e por vezes outros órgãos junto, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Brigada Militar (BM). Caso uma ocorrência real seja constatada ao mesmo tempo, vidas podem estar em risco.

O profissional lembrou que existem identificadores de chamadas, que permitem saber de qual número a ligação foi recebida. Mais do que isso, ele pediu à comunidade que tenha consciência e espalhe esse recado, em especial aos jovens e crianças.

Fonte: www.radiomissioneira.com