Conselho de Odontologia do RS promove campanha Maio Vermelho pela prevenção do câncer bucal

 Foto: CRO/RS / Divulgação / CP

Com foco na prevenção ao câncer de boca, o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) lançou oficialmente a campanha Maio Vermelho. A entidade pretende alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, que deve ter 15 mil novos casos em brasileiros, somente neste ano, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), sendo 580 em gaúchos. “A informação sobre o câncer de boca, além de orientar a forma de prevenção, reduz a taxa de mortalidade e mutilação, O diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou o presidente do CRO/RS,  Nelson Eguia.

O início da campanha foi marcado por iluminação especial em vermelho dos prédios da Casa da Odontologia no RS e do Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCAB). Outras instituições públicas e privadas também devem iluminar suas estruturas com a cor da iniciativa, como o Palácio Piratini, a Assembleia Legislativa gaúcha, o Theatro São Pedro e o Estádio Beira-Rio. Internacional e Grêmio também participam da mobilização com vídeos de apoio à causa.

O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar todas as estruturas da cavidade bucal. Somente em 2020, conforme o INCA, a doença causou mais de 6 mil mortes no país, 4,7 mil na população do sexo masculino. Os primeiros sinais desse tipo de câncer começam com lesões na cavidade bucal, que podem ser confundidas com uma lesão comum, precisando de análise de um especialista para fazer o diagnóstico.

Atividades estão previstas no cronograma da campanha Maio Vermelho ao longo de todo o mês. Entre elas, seguem abertas, até o dia 20, as inscrições para o chamamento público de cirurgiões-dentistas para oferecerem avaliações bucais solidárias. Também estão previstas palestras da Comissão de Estomatologia do CRO/RS, no dia 5, na sede do Conselho, na Rua Vasco da Gama, 720, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, e ações educativas em sinaleiras, em Santo Ângelo. Além disso, empresas como Panvel e CCRViaSul distribuirá material informativo sobre a doença.

Fonte:correiodopovo.com.br