COMEÇOU NESTA SEGUNDA-FEIRA A SEMANA DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE

 

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, com o objetivo de resgatar cobertura vacinal entre os adolescentes, propôs a Semana de Vacinação do Adolescente a ocorrer no período de 21 a 25 de agosto.

Quando a caderneta de vacinação dos filhos costuma ficar completa, muitos pais deixam de se preocupar com a questão da vacina, mas é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço para manter níveis altos de proteção. O calendário vacinal destinado ao adolescente compreende a idade entre 10 a 19 anos de idade, conforme o Ministério da Saúde.

É importante trazer a caderneta de vacinação ou a caderneta do adolescente, para a conferência das vacinas já recebidas.

As vacinas disponíveis para atualização, da caderneta de vacinação são as seguintes:

Vacina Hepatite B – todos os adolescentes

Vacina dupla adulto (dT)- todos os adolescentes

Vacina Febre Amarela – todos os adolescentes

Vacina Tríplice Viral – todos os adolescentes

Vacina HPV – meninas de 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A CAMPANHA ESTENDE-SE PARA PARA HOMENS E MULHERES De 15 ANOS À 26 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS.

Vacina contra o Meningococo C – para meninos e meninas de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias.

PEDIMOS QUE OS ADOLESCENTES PROCUREM O ESF DE SUA ABRANGÊNCIA, PARA QUE SEJA FEITA A ATUALIZAÇÃO DA SUA CARDENETA DE VACINAÇÃO.

CONTUDO, SALIENTAMOS QUE ESTAS VACINAS ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DURANTE TODO O ANO. TODOS DEVEM LEVAR A CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO E CARTÃO DO SUS. PEDIMOS