Cidades foram atingidas por ciclone extratropical deixando 3,7 mil pessoas desabrigadas

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas que atingem o Sul da Bahia na manhã deste domingo. O chefe do Executivo desembarcou em Porto Seguro neste domingo e seguiu para as localidades atingidas. Ele observou a área afetada ao lado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma.
O volume de chuva aumentou em razão de um ciclone extratropical, alagou ruas e casas e destruiu estruturas públicas. O número de pessoas afetadas chegava a 70 mil nesta manhã, sendo que 3,7 mil estão desabrigadas. De acordo com a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia), 30 cidades já declararam situação de emergência.
O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou R$ 5,8 milhões para sete cidades da região, e o presidente autorizou o uso das Forças Armadas nas atividades de resgate e apoio aos desabrigados. Também foi liberado o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quem vive na região.
O governo reconheceu situação de emergência de 31 municípios de Minas Gerais e de 17 da Bahia, pelas chuvas intensas nos dois estados. Uma força-tarefa será realizada para reduzir os impactos causados pelas tempestades nas regiões.
O governador da Bahia, Rui Costa, também visita as cidades atingidas nesta manhã. A expectativa é de que as chuvas continuem neste domingo. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que o tempo comece a abrir nesta segunda-feira, e os temporais reduzam.
Fonte: www.correiodopovo.com.br
Comments Closed