Iniciativa se fez necessária em razão da pandemia de coronavírus, que mantém as agências fechadas. Mais de 30 municípios já contam com a opção.
Diversas cidades do Rio Grande do Sul contam a partir desta semana com um sistema estilo drive-thru para a entrega de documentos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O sistema denominado “Exigência Expressa” é uma alternativa para que os segurados possam cumprir as exigências necessárias à conclusão dos processos em andamento e se faz necessária em razão do fechamento das agências devido à pandemia de coronavírus.
A urna para o depósito dos envelopes fica posicionada na porta do prédio do INSS, pelo lado de fora, e está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou das 8h às 14h, dependendo da unidade. As cópias não precisam ser autenticadas em cartório, mas precisam estar legíveis e sem rasuras.
De acordo com a relação atualizada nesta segunda-feira (3) pelo INSS, 38 municípios gaúchos contam com o novo serviço. Veja lista completa abaixo.
- Pelotas
- Santa Vitória do Palmar
- Rio Grande
- Piratini
- São José do Norte
- Capão do Leão
- São Lourenço do Sul
- Caxias do Sul
- Bento Gonçalves
- Canela
- Farroupilha
- Garibaldi
- Vacaria
- Veranópolis
- Carlos Barbosa
- Flores da Cunha
- Passo Fundo
- Serafina Corrêa
- Guaporé
- Erechim
- Marau
- Lagoa Vermelha
- Espumoso
- Ijuí
- Porto Lucena
- Cruz Alta
- Canguçu
- Santo Ângelo
- Santa Maria
- Santa Cruz do Sul
- Caçapava do Sul
- Júlio de Castilhos
- Dom Pedrito
- Quaraí
- Alegrete
- São Gabriel
- Santa Rosa
- Getúlio Vargas
Para não haver contato físico, o INSS informou que a população não receberá protocolo ou recibo de entrega das cópias dos documentos. Também não haverá um funcionário para prestar informações ou orientações no local.
Além da documentação solicitada na exigência, é preciso colocar dentro do envelope lacrado o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa. O segurado retira o formulário ao lado da urna e preenche todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos), assinando a autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas. Não é preciso colocar nenhuma informação do lado de fora do envelope. Não são aceitos documentos originais.
A medida não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo site.
As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve discar 135, acessar o Meu INSS ou ligar para um dos telefones de plantão das agências.
Fonte: https://g1.globo.com/rs/
Comments Closed