Cidades da Fronteira Oeste escapam de estragos mesmo com chuva expressiva na região

Alegrete Uruguaiana registraram altos volumes de precipitação

O final de semana foi cinzento e com chuva em Uruguaiana e região Fronteira Oeste | Foto: Lilian Guerra Peixe / Especial / CP

A chuva torrencial e ventos moderados castigaram algumas cidades da Fronteira Oeste, no último período. Em Alegrete, de acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Renato Grande, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, anotou nas últimas 24 horas ao menos 91 mm de precipitação acompanhada de trovões e descargas elétricas.

Ainda assim não houve solicitações ao serviço para apoio à população. O Corpo de Bombeiros Militar também não recebeu chamados devido ao temporal.

Em Uruguaiana, conforme Paulo Woutheres, coordenador da Defesa Civil do município, choveu 83 mm desde o final da tarde de sábado. Volume que representa 50% da média total do mês de abril que é de 167 mm.

Houve a incidência de trovoadas e relâmpagos. Alguns pontos da cidade ficaram sem energia elétrica a exemplo do bairro Cidade Alegria. A RGE diz estar atuando para o restabelecimento do fornecimento pleno.

Alagamentos em pontos isolados foram apontados, dissipados aos poucos. Os bombeiros não chegaram a ser acionados. Tem havido o registro de muitos acamamentos nas lavouras de arroz devido ao mau tempo.

Em Barra do Quaraí, divisa com o Uruguai, a chuva torrencial não provocou danos e tudo ficou sob controle, “na paz de Deus”, destaca Izair Rodrigues, da coordenação da Defesa Civil da municipalidade.

Já em Itaqui a chuva começou por volta da meia-noite e às 8h da manhã do domingo já havia cessado. Segundo Juliano Cabral, assessor da Defesa Civil, o volume não passou de 5 mm, sem que houvesse gerado problemas.

Fonte: www.correiodopovo.com.br