Chuva tira famílias de casa e provoca cancelamento de aulas no RS

Elevação do Rio Santa Maria, na Campanha, fez com que famílias tivessem que sair de casa na Região da Campanha.

Cheia registrada em Pedras Altas durante o final de semana (Foto: Prefeitura de Pedras Altas/Divulgação)

A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul no final de semana provocou deslizamentos, alagamentos, tirou famílias de suas casas, e ainda foi responsável pelo cancelamento das aulas em uma das cidades atingidas na Campanha e na Região Metropolitana de Porto Alegre durante o final de semana. Conforme a Defesa Civil, 18 cidades gaúchas foram afetadas. A situação deve melhorar a partir desta segunda-feira (3), no entanto, ainda é monitorada pelas autoridades.

Em Dom Pedrito, na Campanha, ao menos 20 pessoas tiveram que sair de suas casas. O nível do rio Santa Maria está mais de cinco metros acima do normal e várias ruas ficaram alagadas. A Defesa Civil da cidade informa que o nível estabilizou, mas a possibilidade de chuvas isoladas faz com que o alerta seja mantido.

A Defesa Civil monitorava o rio desde a sexta-feira (31). A retirada das famílias que vivem perto das margens começou no domingo (2) por causa do avanço da água. Caminhões da Secretaria de Obras foram utilizados para carregar os pertences dos atingidos, que foram levados para o Sindicato Rural da cidade.

“Nós estamos em medida de plantão. A gente está com um plantão permanente no parque de máquinas, com caminhão, com a equipe toda pronta para tirar o pessoal e estamos no momento com quatro famílias desalojadas e conseguimos aqui no Parque de Exposição. A gente está dando assistência. A gente tem também, a gente ficou sabendo que tem famílias que foram para casa de familiares, então a gente tem em torno de 20 a 25 pessoas nesse momento fora de suas casas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Dom Pedrito, Clodoaldo Santos dos Santos.

No domingo (2), as bacias que mais preocupavam a Defesa Civil eram as do Caí, Taquari, Antas, Ibicuí, Sinos, Santa Maria, Gravataí e Baixo Jacuí.

Foram registrados ainda transtornos em Bagé durante o final de semana, onde a população enfrentou pontos de alagamento provocados pela chuvarada.

Em Pedras Altas comunidades de áreas rurais ficaram isoladas e tiveram as aulas suspensas pela prefeitura por conta da dificuldade de acesso e locomoção.

Cheia registrada em Pedras Altas durante o final de semana  (Foto: Prefeitura de Pedras Altas/Divulgação)Cheia registrada em Pedras Altas durante o final de semana  (Foto: Prefeitura de Pedras Altas/Divulgação)

Cheia registrada em Pedras Altas durante o final de semana (Foto: Prefeitura de Pedras Altas/Divulgação)

Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Região Metropolitana de Porto Alegre, um barranco desmoronou em um loteamento popular, no bairro Boa Saúde.

Duas casas foram parcialmente soterradas, e outras ficaram sem sustentação e tiveram que ser interditadas pela Defesa Civil. Pelo menos oito famílias tiveram que buscar abrigo na casa de parentes e amigos. O local deve passar por uma nova vistoria nesta segunda-feira (3).

Após deslizamentos de terra, casas são interditadas em Novo Hamburgo
Após deslizamentos de terra, casas são interditadas em Novo Hamburgo

Após deslizamentos de terra, casas são interditadas em Novo Hamburgo 

Fonte: g1.globo.com