Chuva derruba parte de estrutura de obra em Porto Alegre e causa transtornos no RS

Queda aconteceu na Avenida Júlio de Castilhos, ao lado da Igreja Universal, nas proximidades da Rodoviária. Em São Leopoldo, casas foram destelhadas e parede caiu em cima de carro. Ninguém se feriu.


Ninguém se feriu devido à queda de uma estrutura de um prédio na Avenida Júlio de Castilhos — Foto: Divulgação/EPTC

A chuva que atingiu parte do Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira (11) causou transtornos. Em Porto Alegre, uma estrutura de uma obra caiu, semáforos deixaram de funcionar e houve falta de energia elétrica, também registrada em outras cidades gaúchas.

A chuva teve início pouco antes das 19h na Capital. Cerca de duas horas mais tarde, nove semáforos não funcionavam e havia pelo menos oito pontos de alagamento no trânsito, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

EPTC – Porto Alegre@EPTC_POA · 10h

Pontos com de aguamulo de água:
Av Farrapos x Santo Antonio
sarmento Leite x Luis Englert
Cristovao x Santo Antônio
Saldanha da Gama X Santo Alfredo
Serorio x  Joaquim Silveira
Assis B. x Emilio Lúcio Esteves
Ceara x Av Brasil
Assis Brasil altura do Triângulo e Luzitana

EPTC – Porto Alegre@EPTC_POA

20h28 – Semáforos/Falta de Energia:
Otto X Cavalhada
Wenceslau X Diario
Icaraí X CEL. Claudino
D. Pedro II x Cristovão Colombo
Assis B. X B. Silveira Amorim
Bento X Luiz de Camões
Carlos Trein X Nilo
Nilo X Carazinho
Ipiranga X Salvador França38:32 PM – Feb 11, 2019Twitter Ads info and privacySee EPTC – Porto Alegre’s other Tweets

Por volta das 20h, a queda de parte de uma estrutura metálica de uma obra bloqueou o trânsito na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro, ainda conforme a EPTC. A queda fez um poste de luz tombar. O imóvel fica ao lado da Igreja Universal, nas proximidades da Rodoviária. A via foi liberada alguns minutos depois. Ninguém se feriu.

Tempo: chuva derruba parte de estrutura de obra em Porto Alegre

Tempo: chuva derruba parte de estrutura de obra em Porto Alegre

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, São Leopoldo também registrou estragos, conforme a prefeitura da cidade. A Defesa Civil local atende a pelo menos 15 casas, que ficaram destelhadas. E uma parede de uma empresa caiu em cima de um carro. Ninguém ficou ferido.

Carro ficou destruído por muro de empresa, que desabou durante chuva em São Leopoldo — Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Leopoldo

Carro ficou destruído por muro de empresa, que desabou durante chuva em São Leopoldo — Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Leopoldo

Parte do muro do estádio do Cristo Rei, também em São Leopoldo, desabou, sem deixar feridos, conforme o time Aymoré. Às 9h de terça-feira (12), será realizada uma reunião de emergência para avaliar os estragos e planejar ações.

Parte do muro do estádio Cristo Rei desaba em São Leopoldo

Parte do muro do estádio Cristo Rei desaba em São Leopoldo

Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), parte da cidade ficou sem energia. Mais de 40 mil clientes chegaram a ter o fornecimento interrompido, número que baixou para 20 mil à noite. Os bairros mais atingidos foram Auxiliadora, Anchieta, Menino Deus, Bom Fim, Medianeira, Mont’Serrat, Cidade Baixa e Centro.

CEEE Imprensa@CEEE_IMPRENSA

20h19: Principais problemas estão nos bairros Auxiliadora, Anchieta, Menino Deus, Bom Fim, Medianeira, Mont Serrat, Cidade Baixa e Centro. Fique seguro: não toque em fios caídos, afaste-se do local e oriente as pessoas ao seu redor.1238:21 PM – Feb 11, 2019Twitter Ads info and privacy48 people are talking about this

A RGE também teve danos na rede elétrica, que afetaram o serviço para 280 mil clientes, segundo a concessionária. As regiões mais prejudicadas são Canoas, Vale do Taquari, Central, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo. A RGE esclarece que as equipes atuam na recomposição da rede.

Em caso de fios e cabos soltos, a distribuidora alerta para que os moradores não toquem e nem se aproximem, pois a fiação pode estar energizada.

Mais chuva na terça

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo segue instável no Sul do país, devido ao avanço de uma frente fria que espalha chuva e temporal. A temperatura, que estava alta antes do início da chuva, começa a cair gradativamente.

A tendência é de uma massa de ar seco e frio avançar sobre a região nos próximos dias.

Fonte: G1