Agricultor é atingido por raio em Fontoura Xavier

Valmir José Borne, de 58 anos, estava caminhando na propriedade rural quando foi afetado pela descarga elétrica. Conforme hospital, ele teve queimaduras de primeiro e segundo grau. Estado de saúde dele é estável e ele está consciente.

Um agricultor foi atingido por um raio em Fontoura Xavier, no Norte do Rio Grande do Sul, na manhã de terça-feira (23). Valmir José Borne, de 58 anos, conhecido como Neco, estava caminhando na propriedade rural quando o incidente aconteceu.

Segundo a irmã de Valmir, Vanir Clementina Borne, de 56 anos, ele iria encontrar os cunhados que moram perto. Como Neco ainda não tinha aparecido, os cunhados foram atrás dele de carro e o acharam caído no chão.

“Eu moro perto. Me chamaram e disseram que ele tinha sido atingido por um raio. Eu saí correndo, peguei uma corrente, enrolei na barriga dele e [a outra parte da corrente] enterrei no chão. Coloquei ele no carro e fomos para o hospital aqui da cidade [Fontoura Xavier]. A médica disse que as queimaduras por fora davam para ver, mas tínhamos que ver como ele estava por dentro. Levaram ele então para o hospital de Soledade”, conta Vanir.

Segundo a irmã, ao chegar ao Hospital de Caridade Frei Clemente, em Soledade, Valmir passou por um eletrocardiograma para analisar como estava seu coração.

“O batimento estava normal, aí medicaram ele. Ontem [terça], o estado de saúde dele era grave, mas hoje ele já está melhor. Perguntei se ele sentia dor, ele dizia que só sentia dor nas pernas”, acrescenta.

Conforme Vanir, na terça-feira, o irmão já estava conversando. Ele relatou a ela que estava no campo quando foi atingido pelo raio, e não lembra mais o que aconteceu.

“Ele estava caminhando pelo potreiro, que é um campo, um gramado limpo. Depois, não se lembra do que aconteceu. Depois que ele caiu, ele disse que não sentiu mais nada. A roupa dele queimou, ficou uns fiapos. Quando encontramos ele, ele só resmungava, estava com os olhos brancos.”

“Uns cinco metros de onde ele caiu ficou um risco queimado no gramado. Meu irmão estava de guarda-chuva. O guarda-chuva quebrou e as barbatanas se encolheram com o raio”, acrescenta.

O hospital informou na manhã desta quarta (24) que o estado de saúde de Valmir é estável e ele está consciente. A instituição informou que ele teve ferimentos de primeiro e segundo grau, e que permanece na emergência e realizará novos exames no decorrer do dia.

Conforme a irmã, Valmir é casado e tem uma filha de 9 anos.

Vanir contou ainda que, na manhã em que o irmão foi atingido, o tempo estava instável, havia trovões e o céu estava escuro.

Segundo a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas, a atividade de tempestades elétricas era intensa na manhã de terça-feira em várias regiões do Rio Grande do Sul.

RINDAT Brasil@RINDAT_BR

Bom dia! A atividade de tempestades elétricas na ult1h é intensa no #Paraguay #Misiones #Argentina e parte #RioGrandedoSul #ATENÇÃO @DMH_paraguay @AT_Misiones @SMN_Argentina @salasituacao_rs @defesacivilrs @rge_cpflenergia @CEEE_IMPRENSA #RINDAT

View image on Twitter

148:52 AM – Jul 23, 2019Twitter Ads info and privacySee RINDAT Brasil’s other Tweets

Fonte: G1