Notícias

Trump diz que em “semanas” será possível saber com clareza se a guerra da Rússia contra a Ucrânia pode acabar

Foto : JIM WATSON / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (28) que as conclusões das negociações sobre um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia poderão ser conhecidas em ‘semanas’, e anunciou possíveis novas conversas com líderes europeus em Washington. “Acho que em algumas semanas saberemos, de uma forma ou de outra”, se as conversas deram frutos, declarou o presidente americano em coletiva de imprensa após a reunião na Flórida com seu par ucraniano, Volodimir Zelensky, acrescentando que as negociações foram ‘muito difíceis’.

Trump afirmou também que se ofereceu para apresentar ao Parlamento da Ucrânia o mais recente plano de paz. ‘Não tenho certeza se é realmente necessário, mas, se ajudasse a salvar 25 mil vidas por mês, ou o que fosse, sem dúvida eu estaria disposto a fazê-lo’, disse.

O mandatário dos EUA garantiu que ‘muito progresso’ foi alcançado nas conversas sobre o fim da guerra durante a reunião realizada na Flórida com seu par ucraniano, Volodmir Zelensky. “Estamos chegando muito perto, talvez muitíssimo”, de pôr fim ao conflito, declarou Trump em coletiva de imprensa ao lado de Zelensky, que por sua vez disse que ele e líderes europeus se reunirão com o presidente americano em Washington em janeiro.

Kiev e Moscou estão ‘mais perto’ de um acordo sobre o status do disputado território de Donbass, embora a situação continue complexa, disse o republicano.

Fonte: Correio do Povo

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.