Mau tempo destelhou residências em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Teutônia, além de causar complicações no trânsito de Porto Alegre. Chuva forte deve aparecer por várias regiões, e prosseguir no final de semana.
Chuva danificou imóveis em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/Divulgação
A chuva que atingiu parte do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (14) causou transtornos em pelo menos quatro cidades do estado. O mau tempo destelhou residências em São Leopoldo e danificou um estádio de futebol em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de causar estragos em Teutônia, no Vale do Taquari, e complicações no trânsito da capital gaúcha.
Em Teutônia, a combinação da chuva com o vento causou estragos. O caso mais grave foi o destelhamento total da sede de uma empresa, no bairro que leva o nome da cidade, segundo informou a prefeitura.
Via bloqueada por telhas em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/divulgação
Conforme o Corpo de Bombeiros, o vento também arrancou telhas de outros prédios e algumas árvores ficaram caídas. Não há registro de feridos e nem de destelhamento de casas na cidade.
Em São Leopoldo, o mau tempo causou estragos em residências e estabelecimentos. Treze escolas tiveram destelhamento, assim como quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS): Campina, São Cristovão, Rio dos Sinos e Santos Dumont. Devido aos estragos, as UBS foram fechadas.
A prefeitura afirma ter registrado mais de 100 quedas de árvores na cidade, além de bloqueio de vias importantes, como a Estrada do Socorro, onde fica a o aterro sanitário. O transtorno poderá afetar o recolhimento de lixo.
Conforme o superintendente da Defesa Civil na cidade, Luiz Andrade, as equipes receberam muitos chamados. “Por enquanto não contabilizamos todas as ocorrências e estamos, na medida do possível, atendendo as famílias que tiveram casas destelhadas”, explica Andrade.
Árvores caídas, casas destelhadas e postes derrubados foram o resultado das chuvas em São Leopoldo, nesta sexta-feira (14) — Foto: Marcio Grasel/Defesa Civil São Leopoldo
O prefeito Ary Vanazzi (PT) convocou reunião de emergência para organizar uma força-tarefa. Lonas estão sendo distribuídas a moradores, e árvores estão sendo retiradas das ruas.
“Fomos pegos de surpresa, um forte temporal atingiu nossa cidade, já chamamos os integrantes do governo e determinamos ações imediatas. Todas nossas equipes foram mobilizadas buscando amenizar o sofrimento da nossa população”, disse Vanazzi.
A capital do estado teve ruas alagadas devido às pancadas de chuva, o que agravou o aumento no movimento devido à saída para o Litoral Norte. O acúmulo de água em vários pontos da cidade causou congestionamento. Alguns semáforos deixaram de funcionar, o que aumento ainda mais a tranqueira.
Comments Closed