Notícias

Professora Lucia Lopes do Amarante fala sobre o Dia Internacional do Livro Infantil

O dia 2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil. A data homenageia o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial.

E nesta data tão importante a Rádio Cidade FM esteve na E. E. E. F. Miguel Fernandez, para conversar com a Professora Lucia Lopes do Amarante formada em Português, Inglês e Espanhol.

Para a Professora cada data que se comemora é uma data que trás visibilidade a algum assunto que está em pauta naquele momento ou que precisa ser repensado.

A Professora Lucia comentou que desde criança tem o hábito da leitura e que seus alunos ficam surpresos quando ela conta que aprendeu inglês sozinha, pois lia muito o dicionário de inglês. Lucia acredita que trazer a pauta do livro infantil nos dias de hoje, onde as crianças estão no mundo digital e tudo é tão rápido e não tem tempo de desenvolver a criatividade, é muito importante.

Conforme a Professora o livro infantojuvenil compreende a fase de alfabetização do 1° ano do fundamental ao ensino médio. Na primeira idade até o 5° ano da educação básica é onde eles estão formando a consciência leitora, a alfabetização, criatividade, conhecem as letras e os traços, tipos de narrativas e pontuações, é a fase de viajarem na leitura. E do 6° ao 9° ano médio é onde nós vamos criar o nosso senso crítico, se a leitura do 1° ao 5° ano é para favorecer a alfabetização e o desenvolvimento das letras, do 6°ano, 9° ano e ensino a leitura desenvolve o senso crítico. A leitura vai desenvolver o pesquisar, o pensar antes de falar e o conhecimento por outras culturas antes de dar uma opinião, é assim que se forma a importância da leitura. O livro abre muitas portas e nessa idade ele é fundamental.

A Professora falou também que desde sempre a leitura deve ser algo amigável e que a melhor forma da criança começar a ler é vendo um adulto lendo, pois a criança que lê pensa mais, tem mais paciência e a criatividade muito bem desenvolvida.

Questionada sobre como a escola incentiva os alunos ao hábito da leitura, Lucia mencionou que a Escola Miguel Fernandez está realizando uma ação com as turmas do 6°, 7°, 8° e 9° ano, juntamente com os alunos estão reorganizando a Biblioteca. E nas séries iniciais as crianças leem muito e o acervo de livros infantis é gigante.

“Eu sempre digo que o livro, ele abre muitas portas, e ele é a possibilidade de viajar sem sair do lugar. Então eu deixo de mensagem que a gente possa voltar, largar um pouco das telas e pegar um pouco no papel para reacender esse gosto pela leitura. E quem ainda não tem o gosto pela leitura, tentar desenvolver, pois um livro nos possibilita crescer de várias formas, imaginar, viajar sem sair do lugar e é algo muito importante nos dias de hoje,” comentou.

Fonte: Rádio Cidade FM 87,9 de Bossoroca

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.