Notícias

Possibilidade de chuvas intensas exige atenção de triticultores

Secretaria da Agricultura prevê precipitações moderadas, podendo chegar a fortes em regiões do Rio Grande do Sul, até o dia 30

Lavoura de trigo pode perder qualidade com umidade excessiva ou sofrer acamamento com chuvas intensas | Foto: Débora G. S. de Souza/Emater/RS-Ascar Divulgação / CP

“Avançar na colheita” é a recomendação de Loana Cardoso, agrometeorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, ao analisar o Boletim Integrado Agrometeorológico emitido pela pasta nesta sexta-feira, 25, com previsões climáticas para os próximos sete dias no Rio Grande do Sul.

A tendência para o período é de ocorrência de chuvas em volumes moderados, podendo chegar a forte em algumas regiões. Nas regiões da Campanha, partes da área Central, Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra, Campos de Cima da Serra e Norte do Estado o volume das precipitações poderá variar de 30 milímetros a cem milímetros.

“A recomendação geral para as culturas de outono/inverno é colher assim que possível. Mesmo que os volumes não sejam altos, chuvas intensas podem produzir acamamento”, afirma Loana, referindo-se, principalmente, à triticultura.

A agrometeorologista salienta que a ocorrência de chuvas intensas é uma característica da primavera no Rio Grande do Sul. Ela destaca ainda que a umidade excessiva pode contribuir para o surgimento de doenças.

“É importante ficar atento e ir colhendo assim que atingir a maturação, pois esses episódios de chuva acabam reduzindo a qualidade do grão”, afirma Loana.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.