
Trabalhadores e servidores públicos com direito ao abono do PIS/Pasep começam a receber o benefício nesta segunda-feira (16). O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) definiu em dezembro que o calendário de pagamentos terá datas fixas para o depósito do abono salarial.
Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos receberão sempre no dia 15 do mês vigente ou no primeiro dia útil seguinte, como é o caso do mês de fevereiro, em que o pagamento inicia oficialmente nesta segunda.
Já o encerramento anual dos pagamentos ocorrerá sempre no último dia útil bancário do ano, conforme as normas do Banco Central (veja o calendário completo abaixo).
Calendário do Pis/Pasep 2026
A seguir, veja o cronograma dos pagamentos mês a mês. Caso a data de caia em fim de semana ou feriado, como ocorre em fevereiro, março e agosto, os trabalhadores receberão no primeiro dia útil seguinte.
- Nascidos em janeiro: 16/02
- Nascidos em fevereiro: 16/03 (já que o dia 15 cai em um domingo)
- Nascidos em março e abril: 15/04
- Nascidos em maio e junho: 15/05
- Nascidos em julho e agosto: 15/06
- Nascidos em setembro e outubro: 15/07
- Nascidos em novembro e dezembro: 16/08 (já que o dia 15 cai em um domingo)
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2026?
Para ter direito ao PIS/Pasep em 2026, o cidadão precisa ter tido remuneração de até R$ 2.765,92 por mês. Além disso, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2024 e estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos.
Até 2035, este limite salarial será reduzido progressivamente. Daqui a 10 anos, só receberá o PIS/Pasep quem ganhar até 1,5 salário mínimo por mês.
Como saber se vai receber ou não?
O cidadão deverá consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal Gov.br. Para isso é preciso ter a senha do portal, utilizando o número do CPF e algum fator de identificação de segurança, como a biometria. A consulta foi liberada no dia 5 de fevereiro de 2026.
Como consultar o PIS/Pasep
Pela internet:
- Acesse o site servicos.mte.gov.br e clique em “Entrar com gov.br”
- Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br
- Em seguida, clique em “Abono Salarial”
- Na próxima tela, aparecerá a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício
Pelo aplicativo:
- No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha
- Faça login com seu CPF e senha cadastrados no Portal Gov.br
- Na tela inicial, clique em “Abono Salarial – Consultar”. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois, em “Benefícios e Abono Salarial”
- Na próxima página, aparecerá a informação sobre os valores a receber
Como serão feitos os pagamentos?
Os pagamentos do PIS/Pasep serão feitos conforme o mês de nascimento do trabalhador ou servidor. Será possível receber o dinheiro até o último dia do calendário bancário em 2026. Quando o resgate não é feito, o dinheiro volta aos cofres públicos, mas pode ser solicitado dentro de cinco anos.
O depósito do PIS/Pasep é automático para quem tem conta na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. A Caixa é para o PIS, voltado aos trabalhadores da iniciativa privada e o Banco do Brasil paga o Pasep, destinado aos servidores públicos.
Programa de Integração Social (PIS)
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores da iniciativa privada que tenham carteira assinada. O dinheiro é liberado automaticamente para quem é cliente do banco, conforme o seu mês de nascimento.
Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa tem o crédito automático. Os demais recebem na poupança social digital movimentada pelo Caixa Tem.
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)
O Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos que trabalharam no ano-base do pagamento. Para 2026, o ano-base é 2024. Clientes do Banco do Brasil recebem direto na conta. Os outros beneficiários devem procurar uma agência bancária da instituição para sacar o dinheiro. É preciso levar documento de identificação com foto.
Fonte: GZH