
Pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), vai participar da segunda Conferência Global sobre Transformação Sustentável da Pecuária, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O evento ocorre entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em Roma, na Itália.
O pesquisador Guilherme Klafke, cientista sênior e responsável pelo Serviço de Diagnóstico de Resistência a Carrapaticidas do IPVDF, será um dos palestrantes da sessão temática “Fortalecendo parcerias globais para o controle sustentável de carrapatos e da resistência a carrapaticidas”, que integra a programação oficial da conferência.
O painel, no dia 30 pela manhã, reunirá autoridades governamentais, pesquisadores, indústria farmacêutica e organizações internacionais para debater estratégias globais para o controle de carrapatos e prevenção da resistência a acaricidas, um dos maiores desafios sanitários e econômicos da pecuária mundial.
Na mesma mesa, o Brasil será representado também pelo diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcelo Mota, que apresentará a visão governamental e as ações estratégicas do país sobre o tema.
Modelo gaúcho
Durante sua participação, Klafke destacará o papel do IPVDF como referência regional em diagnóstico de resistência, capacitação técnica de médicos veterinários e agentes de extensão rural, e geração de dados estratégicos para políticas públicas de defesa sanitária.
O modelo gaúcho, baseado em operações de baixo custo e alto impacto, tem potencial para servir de exemplo para programas nacionais e internacionais de vigilância e controle de resistência.
“Estamos diante de um cenário de multirresistência de carrapatos, que exige ações coordenadas entre ciência, políticas públicas e setor produtivo. O Rio Grande do Sul está na vanguarda, oferecendo um modelo de diagnóstico e suporte técnico que pode inspirar iniciativas globais”, afirma Klafke.
A conferência
A conferência da FAO tem como objetivo transformar os sistemas de produção pecuária para maior sustentabilidade, abordando temas como sanidade animal, bem-estar, segurança alimentar, impactos ambientais e inovação tecnológica.
Comments Closed