Casos aumentaram desde meados de dezembro, duas semanas após a descoberta da variante ômicron em Botswana e na África do Sul

O número oficial de casos de Covid-19, sem dúvida subestimado, ultrapassou a barreira dos 300 milhões nesta sexta-feira, momento em que todos os países lutam contra a disseminação da variante ômicron e aumentam as campanhas de vacinação.
De acordo com cálculos da AFP com base em balanços oficiais, pelo menos 300.042.439 casos de infecção foram diagnosticados desde que o escritório da OMS na China registrou o aparecimento da doença no final de dezembro de 2019.
O mundo, onde os casos aumentaram desde meados de dezembro, duas semanas após a descoberta da variante ômicron em Botswana e na África do Sul, enfrenta atualmente uma quarta onda com recordes de contaminações.
O aumento da contaminação por enquanto não é acompanhado por um aumento global de mortes.
Nos Estados Unidos, a Suprema Corte analisou nesta sexta-feira as impugnações à tentativa do presidente Joe Biden de obrigar milhões de trabalhadores no país a serem vacinados contra a Covid-19 para impedir a propagação da pandemia.
“Esta é uma pandemia na qual quase um milhão de pessoas morreram”, lembrou a juíza Elena Kagan.
“É de longe o maior perigo para a saúde pública que este país enfrentou no último século. E esta é a política que mais visa impedir tudo isso”, acrescentou.
Scott Keller, um ex-procurador-geral do Texas que representa associações empresariais, disse que a regra que exige que os funcionários de empresas com mais de 100 pessoas sejam vacinados levaria muitos trabalhadores a pedir demissão.
“Isso causaria o deslocamento permanente de trabalhadores, o que afetaria nossa economia nacional”, disse Keller.
Depois de meses de apelos públicos a pessoas que estão hesitantes ou relutantes em tomar as injeções, Biden aumentou a pressão em setembro.
“Temos sido pacientes, mas nossa paciência está se esgotando”, disse ele.
O presidente democrata tornou a vacinação obrigatória para empresas com 100 ou mais funcionários e para trabalhadores de saúde em instituições que recebem fundos federais.
Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/
Comments Closed