
Uma novilha, de aproximadamente 2 anos, morreu no dia 19 de janeiro, contaminada por raiva herbívorana, na localidade de Três Pinheiros, interior do município de Sananduva, no Norte do Estado. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado (Seapi) informou que a confirmação do caso ocorreu pouco mais de uma semana depois a partir da contaminação por um morcego hematófago, o principal transmissor para os herbívoros.
Considerada uma zoonose – pode acometer seres humanos por meio de arranhadura, mordedura ou lambedura de animais contaminados – a raiva herbívora é uma doença provocada por vírus, que afeta, na maioria dos casos, ovinos, bovinos e equinos. Os sintomas evoluem com rapidez, de mudanças comportamentais a perda de apetite, andar cambaleante, dificuldade de respirar e engolir, paralisia e morte
De acordo com a Seapi, não há confirmação de outros casos nas proximidades, e a região está sendo vistoriada por equipes, que classificam o ocorrido como um caso isolado. A secretaria também orienta os produtores a vacinar seus animais, além de identificar possíveis refúgios que possam abrigar morcegos e comunicar a secretaria.
Fonte: Correio do Povo