
A jornalista e escritora Célia Ribeiro morreu nesta quinta-feira, 25, em Porto Alegre, aos 96 anos, após ficar internada no Hospital Moinhos de Vento desde terça-feira, 23. A informação foi confirmada pela consultora de comunicação e neta de Célia, Làura Schirmer. A causa da morte foi natural, segundo o hospital. O velório e sepultamento, abertos ao público, acontece na sexta-feira, dia 26, das 11h às 16h30min, no Jardim da Paz (Estr. João de Oliveira Remião, 1347)
Nascida em Porto Alegre, em 1929, e ao longo da trajetória profissional, virou sinônimo de elegância e requinte. Formou-se em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas dedicou 60 anos de vida ao jornalismo de moda. Trabalhou na Rádio Guaíba, nas TVs Piratini e Gaúcha, além de contribuir às revistas do Globo e Cláudia.
Compartilhou o conhecimento sobre boas maneiras em uma série de livros, como “Etiqueta na Prática” e “Etiqueta de Bolso”, e também dedicou-se a retratar figuras históricas, como na biografia Fernando Gomes.
Nota de Falecimento – Célia Ribeiro
O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento da escritora e jornalista Célia Ribeiro, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 96 anos, por causas naturais. Nascida em Porto Alegre, Célia Ribeiro, formou-se em Filosofia pela UFRGS, onde também participou do Clube de Teatro. Com mais de 60 anos dedicados ao jornalismo, iniciou a carreira como crítica teatral no jornal A Hora, atuou em rádios como Guaíba e Gaúcha, nas revistas do Globo e Cláudia e foi uma das pioneiras da televisão gaúcha, passando pelas TVs Piratini e Gaúcha.
A partir dos anos 1970, integrou a redação de Zero Hora, onde foi repórter, editora, colunista da revista Donna e blogueira. Foi também referência no ensino de etiqueta, ministrando cursos e publicando obras como Etiqueta na Prática e Etiqueta de Bolso, além de livros biográficos.
Porto Alegre (RS), 25 de setembro de 2025.
Equipe médica:Luiz Antônio Nasi
Superintendente Médico
CRM-RS 11217Cassiano Teixeira
Médico Assistente
CRM-RS 21956
Comments Closed