Notícias

Maior cavalgada feminina do Brasil chega à 22ª edição em Cambará do Sul

Foto: Marcio Pinto / Divulgação / CP

Neste sábado, dia 13 de setembro, Cambará do Sul recebe a 22ª edição da Cavalgada das Prendas, considerada a maior e mais antiga cavalgada exclusivamente feminina do Brasil. A atividade integra as celebrações do mês Farroupilha e deve reunir cerca de 500 mulheres vindas de diferentes estados.

A programação começa às 7h, na Casa do Turista, com inscrições e café da manhã. Às 8h30, as prendas recebem a bênção do padre da paróquia local antes de iniciar a cavalgada pelos campos e paisagens em direção ao interior do município.

O almoço será no Parque de Rodeios Gilberto de Zorzi, e o retorno à cidade está previsto para as 17h, com desfile de encerramento no Centro de Eventos 29 de Setembro, onde elas fazem um desfile de encerramento com a Chama Crioula.

Uma das integrantes da comissão organizadora do evento, Cláudia Ramos Monteiro, diz que a cavalgada é movida pelo amor e a dedicação das prendas, e que ao final de cada edição já começam a pensar e organizar a próxima.

“A cavalgada de prendas representa a força e a identidade da mulher gaúcha. Somos protagonistas da nossa história. Somos prendas, mulheres delicadas, elegantes, mas que mantemos com força e respeito as nossas raízes e costumes, preservando a tradição gaúcha. A cada ano que passa, nossa cavalgada cresce, incluindo mulheres de todas as idades e de todos os rincões que se reúnem com seus cavalos encilhados, com muito zelo, capricho e suas bandeiras em punho em nome da tradição. Mulheres valentes, apaixonadas pelo tradicionalismo, com a certeza de passar esse amor pelo pago e pelo Rio Grande do Sul aos seus descendentes”, declara Cláudia, emocionada.

Realizada sempre durante as festividades da Semana Farroupilha, a Cavalgada das Prendas de Cambará do Sul é considerada a maior cavalgada exclusivamente feminina do mundo. Realizada desde 2000, a cavalgada nasceu como um passeio entre amigas e hoje é reconhecida como um marco da tradição gaúcha, destacando o protagonismo das mulheres no tradicionalismo. A edição de 2025 conta com apoio de instituições locais e regionais, entre elas a Rio Grande Seguros e Previdência.

👉 Atenção: para participar, a prenda deverá levar 1kg de alimento não perecível e apresentar comprovação de que o seu animal está liberado sanitariamente: exame de anemia, vacina contra Influenza e a GTA (Guia de Trânsito Animal).

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.