Notícias

Lula está “neurologicamente perfeito” e sem lesão cerebral, diz equipe médica

Equipe médica detalhou novo procedimento em coletiva

Lula está “neurologicamente perfeito” e sem lesão cerebral, diz equipe médica | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

A equipe médica que atende o presidente Lula informou, em coletiva na manhã desta quinta-feira, que seu exame neurológico é normal, que ele está cognitivamente íntegro, e que tem capacidade total para assinar qualquer documento. Em diferentes momentos durante a coletiva, o médico particular de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho, assinalou que o presidente se encontra acordado e conversando após o procedimento realizado nesta manhã. Ainda segundo Kalil, o mandatário deve receber alta e voltar para Brasília entre segunda e terça-feira. “O presidente sempre se manteve sereno, seguindo ordens médicas. A palavra é serenidade”, destacou.

Ante a série de perguntas dos jornalistas, os médicos frisaram que Lula está muito bem e apto a praticar qualquer ato de vida civil. A recomendação médica é no sentido de que não se esforce nem física e nem mentalmente. A solicitação médica é de que não trabalhe enquanto está no hospital. Mesmo após voltar para Brasília, Lula deverá manter repouso relativo por algumas semanas. Ele seguirá com fisioterapia. Mas as atividades físicas, que pratica diariamente, serão postergadas e retomadas gradativamente. “Costumo dizer para os pacientes: você está de alta hospitalar, mas não está de alta médica. Vai continuar o acompanhamento”, adiantou Kalil.

No procedimento realizado nesta quinta, uma embolização da artéria, foi injetado um composto químico que os médicos descrevem como com a consistência de uma gelatina. Ela entope o vaso da região atingida, bloqueando a circulação ali, de forma a prevenir a ocorrência de novos sangramentos. O objetivo é diminuir ao máximo possível a possibilidade de que hematomas decorrentes da queda que o presidente sofreu em outubro se refaçam.

Os médicos seguiram apontando o procedimento como preventivo e informaram que, com sua realização, o risco de novo sangramento se torna “estatisticamente desprezível.” Eles explicaram ainda que o procedimento é minimamente invasivo, feito com sedação, e que não houve necessidade de anestesia geral. “Logo após o procedimento, o presidente estava acordado, conversando. Acredito que, nos próximos dias, mesmo no hospital, vai conversar com as pessoas, os assessores, isto é natural. Está sentado, comendo, conversando e caminhando para lá e para cá”, disse Kalil.

Lula segue nesta quinta com monitoramento e em espaço físico de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O dreno que havia sido instalado na segunda-feira deverá ser retirado no final da tarde de hoje. A alta da UTI, conforme Kalil, deve acontecer na sexta-feira. A coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República, a infectologista Ana Helena Germoglio, acrescentou, porém, que o que vai mudar são os cuidados de monitoramento, mas que o mandatário permanecerá no mesmo espaço físico. “O que vão mudar serão os cuidados. Para não gerar a expectativa de que ele vai sair de um lugar A para um lugar B.” Kalil completou que as visitas estão proibidas desde o início da internação, na segunda, e seguirão proibidas até a alta, sendo restritas a familiares.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.