Notícias

Lavoura de trigo tem evolução satisfatória

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, a cultura resistiu bem às fortes chuvas da semana

Nas áreas de semeadura mais precoce, os produtores finalizam o preparo de máquinas e equipamentos para o início da colheita | Foto: Josiani Mesquita Antunes/Embrapa/Divulgação/ CP

Apesar das fortes chuvas desta semana, da ocorrência pontual de granizo e dos ventos fortes, a cultura de trigo no Estado apresenta rápida evolução de fases e mantém condição geral satisfatória. A avaliação é do Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, divulgado nesta quinta-feira, 3.

De acordo com o estudo, 15% das lavouras estão em processo de maturação, 46% em enchimento de grãos, 29% em floração e 10% em desenvolvimento vegetativo. Nas áreas de semeadura mais precoce, os produtores finalizam o preparo de máquinas e equipamentos para o início da colheita.

As precipitações mais fortes foram registradas no Extremo Sul e na Campanha. Granizo e vento forte atingiram as plantações do Centro e Noroeste do Rio Grande do Sul. Nas regiões Oeste, Noroeste, Norte e Nordeste, o desenvolvimento das lavouras é considerado muito bom, tanto vegetativo quanto reprodutivo.

“De modo geral, esse bom desempenho tem compensado os danos pontuais observados em outras regiões, e os níveis de produtividade esperados devem continuar dentro das expectativas iniciais, desde que as condições climáticas futuras favoreçam a continuidade do ciclo”, afirma o documento.

Infestação de azevém

O Informativo Conjuntural destaca um aumento da infestação de azevém no Planalto Médio, indicando que o controle dessa planta invasora, resistente à maioria dos herbicidas, foi ineficiente, ou que ocorreu uma germinação tardia. Em pontos de acamamento da cultura, foi identificado ataque de lagarta-rosca. Outro aspecto salientado foi “a redução abrupta na cotação do produto”, causando “apreensão entre os triticultores, pois pode impactar significativamente a lucratividade da cultura e a capacidade dos produtores de cumprir suas obrigações financeiras referentes à safra do cereal”.

A área cultivada, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista está em 3.100 kg/ha.

Fonte: www.correiodopovo.com.br

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.